Sony pretende focar esforços nos jogos Live Service
Depois da compra da Haven Studios, chefe da Playstation Studios não escondeu empolgação com os Games as a Service, mas ainda investirá em obras singleplayer
24/03/2022
Um dos maiores elogios da comunidade à Sony tem relação com a capacidade admirável da empresa em construir jogos singleplayer de qualidade. No entanto, recentes declarações apontam os rumos da empresa em outra direção: Os Games as a Service, também conhecidos como jogos live service ou GaaS. Com mudanças, os fãs especularam sobre diminuição nos investimentos em jogos singleplayer, e o chefe dos PlayStation Studios, Hermen Hulst, tentou tranquilizar o público em entrevista recente ao portal GamesIndustry. Veja as declarações do executivo:
Obviamente, sempre seguiremos fazendo esses jogos single-player baseados em narrativa, como o Ghost of Tsushima, The Last of Us e Horizon Forbidden West. Mas você percebeu corretamente que temos investido em jogos live service, porque eles são incrivelmente empolgantes para nós. Eles nos permitem construir mundos maiores, nos permitem criar conexões sociais realmente significativas entre os jogadores.
Temos alguns deles em desenvolvimento e conceitualização no momento, então sim, estamos nos organizando internamente. Mas exatamente por esta razão, é tão empolgante para nós darmos as boas-vindas à família a um grupo de pessoas [Haven Studios] que possuem tanta experiência com jogos live service.
Ainda de acordo com Herman, o conhecimento dos funcionários da Haven sobre os GaaS será aproveitado por outras desenvolvedoras da Sony. Para ele, esta nova modalidade será importante para que a companhia possa seguir diversificando seus conteúdos.
O investimento da Sony na compra da Haven Studios foi decidida por dois fatores: a evolução na qualidade da equipe durante o último ano e o fato de ser liderada por Jade Raymond, conhecida por trabalhar na criação de Watch Dogs e Assassin's Creed, duas franquias de muito sucesso. O interesse da empresa em desenvolver jogos GaaS vai de acordo com os planos revelados pelo CEO Jim Ryan que declarou, em evento para acionistas da empresa, ter interesse em investir fortemente nos jogos Live Service.
A compra recente da Bungie por parte da Sony vai de acordo com este planejamento, já que a desenvolvedora é experiente na produção de jogos do gênero e poderia acelerar a produção no PlayStation. O investimento é compreensível, já que jogos GaaS de sucesso podem alcançar patamares enormes financeira e numericamente, chegando até a mudar o rumo da desenvolvedora, como foi o caso da Epic Games com Fortnite.