Polícia fecha sites que vendiam jogos em contas fantasmas
O dano estimado aos cofres públicos e iniciativas privadas é calculado em cerca de 360 milhões de reais
22/06/2022
Em grande operação realizada, policiais civis de vários estados desmantelaram quadrilhas que comercializavam, de forma ilegal, streaming de filmes, séries e até jogos digitais de PlayStation, usando contas fantasmas.
Contas fantasmas, nada mais eram do que contas que possuiam um jogo e eram compartilhadas para mais de uma pessoa. O usuário pagava pela conta com o jogo, usufruindo do game nela instalado, geralmente por um preço muito abaixo do praticado em mídias digitais no mercado.
Esta é quarta edição da Operação 404, uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que contou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, bloqueio de sites e aplicativos e remoção das páginas e perfis em redes sociais. Nesta etapa, policiais de 11 estados estiveram envolvidos, além de ações nos Estados Unidos e Reino Unido.
Ao todo, seis pessoas foram presas em flagrante. Outras quatro pessoas tiveram mandados de prisão temporária cumpridas e mais 30 de busca e apreensão. O esquema ilegal lucrava mais de 360 milhões de reais por ano.
Mais informações estão disponíveis no site Meu PlayStation.