Final Fantasy XVI não terá combate por turnos para agradar novos fãs
Franquia está se moldando para conquistar o público mais jovem
14/07/2022
O produtor de Final Fantasy, Naoki Yoshida, revelou a razão pela qual o novo jogo da franquia não terá batalha por turnos. Antes comum na franquia, o sistema de combate vem sendo substituído por um sistema que dê mais ação nas mãos do jogador.
Em resposta a Famitsu, Yoshida declarou que a mudança é uma forma de atrair o público mais jovem para a franquia. De acordo com o produtor, os jogadores mais novos tem mostrado uma certa "aversão" ao combate por turnos.
"[...] durante a última década, mais ou menos, tenho visto diversas opiniões que dizem: 'não entendo a vontade de escolher comandos em videogames'. Esta posição só aumenta, particularmente em audiências mais jovens que, normalmente, não jogam RPGs", disse Naoki Yoshida.
O produtor ainda declarou que a evolução tecnológica dos consoles empurrou os jogos do gênero para as mecânicas que priorizam a ação. Com isso, os tradicionais combates por turnos acabaram relegados em um nicho específico.
No caso de Final Fantasy XVI, a decisão pela ação se baseou na possibilidade de vender mais cópias, além do plano de impactar a indústria em um espectro maior. O novo jogo da franquia está em desenvolvimento e tem lançamento previsto para 2023.