Mais de 30 brasileiros disputam o Campeonato Mundial de Pokémon 2022
No mês de agosto, diversos jogadores vão representar o país no torneio que acontecerá em Londres; confira
24/07/2022
Após dois anos em hiato devido a pandemia de COVID-19, o Campeonato Mundial de Pokémon está de volta. Organizado pela Pokémon Company, o Mundial acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto em solo europeu.
Desde de 2004, ano de estreia do mundial, o evento acontece na região norte-americana. Mas em 2022, o evento acontecerá em Londres, no Reino Unido.
Com a premiação total de 1 milhão de dólares, o mundial possui cinco categorias de torneios baseados nos principais produtos da empresa, sendo eles: Pokémon videogames, Pokémon Trading Card Game, Pokkén Tournament DX, Pokémon Unite e Pokémon Go.
E como esperado, o mundial receberá treinadores Pokémon do mundo todo, incluindo o Brasil. Ao todo, mais de 30 brasileiros divididos em diversas modalidades vão representar o país em Londres. Confira abaixo alguns dos competidores que vão participar nas diferentes categorias do mundial.
Pokémon Trading Card Game
O Pokémon Trading Card Game é a modalidade mais tradicional do evento. Com a premiação total de 119 mil dólares, o torneio de cartas da franquia possui três categorias baseadas na idade do jogador: Júnior, Sênior e Master.
A classificação para o Mundial é baseada na quantidade de pontos que o jogador tem na temporada, conquistado através de campeonatos regionais e internacionais. Com isso, os melhores jogadores de cada região recebem convites com base em seus pontos na temporada. A tabela de pontos pode ser conferida em detalhes no site oficial do torneio.
E dependendo da quantidade de pontos, o jogador avança diretamente para o segundo dia de confrontos, sem precisar disputar o dia de estreia.
Na região latino-americana, os oito melhores jogadores recebem o convite e a viagem para o mundial inclusa. Já da 9ª a 16ª colocação, os jogadores recebem o convite, mas terão de pagar sua viagem ao mundial.
Luigi Alcântara
O jogador Luigi Alcântara tem apenas 11 anos e será seu último ano na categoria Júnior. Residente em Brasília, ele conheceu o card game aos 6 anos de idade pelo seu irmão, Carlos Alcântara, assim se apaixonando pela modalidade.
Luigi comentou que não tinha amigos para jogar o card game, porém, isso mudou quando começou a frequentar os campeonatos locais:
"Meus amigos de escola não jogam TCG, porém nas viagens de Pokémon e nos campeonatos locais, acabei conhecendo muita gente nova, são meus Pokéamigos!", disse Luigi.
Além de novos amigos, Luigi conquistou diversos títulos. Os mais notórios, a segunda colocação no regional em Joinville, a oitava colocação no regional em São Paulo e a 16ª colocação na Internacional da América Latina.
Agora com foco no mundial, Luigi joga todos os dias da semana no card game online com o irmão. E nos finais de semana, treina com os jogadores da categoria Masters, assim evoluido cada vez mais no jogo.
Arthur de Nardi
Já na categoria Sênior, um dos representantes é o Arthur de Nardi, de 12 anos, que mora em São Paulo. O jogador começou no fim de 2018, onde por curiosidade, participou de um torneio regional em Fortaleza, ficando em oitavo lugar na sua estreia.
Após alguns meses em hiato, Arthur voltou a competir em março de 2019, assim não parando mais. Com a ajuda de custo vindo do torneio, o treinador Pokémon já participou de dois internacionais, um na Austrália e outro no Brasil, onde foi acompanhado pelo pai, Juliano de Nardi.
Este será o primeiro mundial do Arthur com a ajuda de custo, e com a vontade de vencer, o jogador está treinando de 12 a 16 horas por semana com as ligas e outros torneios.
Fato curioso é que além de jogador de TCG, Arthur é lutador de sumô, onde com 10 anos de idade, foi para o Japão representar o Brasil na copa Hakuho de sumô, sendo o brasileiro melhor colocado na edição. Ele também é o atual campeão da Copa São Paulo de Judô em sua categoria.
Pedro Pertusi
Um dos representantes da categoria Master é o Pedro Pertusi, 18 anos, de São Paulo. O jogador coleciona as cartas desde pequeno, mas com 14 anos de idade, seu vizinho ensinou as regras do card game. E mesmo seu vizinho parando de jogar, Pedro seguiu em frente no cenário competitivo com o apoio de sua família.
Como resultado, o jogador conquistou diversos títulos. Em 2019, ficou na quarta colocação no Internacional da América Latina e a 16ª colocação no Mundial. Em 2020, foi finalista no Regional de São Paulo. E por fim, em 2022, conquistou a oitava colocação no Regional de São Paulo e foi campeão no Regional de Joinville.
Com sua temporada vitoriosa na região, Pertusi vai usar a premiação para custear a viagem para o Mundial. Pois já que se encontra na 12ª colocação do ranking, ele ficou de fora da ajuda de custo do torneio.
Na época de escola, sua rotina de treinos era mais extensa. Agora na faculdade de Ciência da Computação, ele divide seu tempo de estudo com os treinos para o Mundial.
Pokémon Sword & Shield
Partindo para os jogos eletrônicos, o Campeonato Mundial Pokémon VGC contará com mesmo formato de torneio, rankings e categorias no Trading Card Game. 32 jogadores vindos do mundo todo disputarão o primeiro lugar em um torneio de premiação total de 51 mil dólares.
Hugo "Labacedo" Nascimento
E um dos representantes da modalidade Master, é o jogador Hugo "Labacedo" Nascimento, de 24 anos que mora em São Paulo. Labacedo conheceu o universo de Pokémon com a animação em sua infância. Logo depois, descobriu a franquia de jogos com a edição do Pokémon Ruby de emulador.
Em 2013, o jogador se aprofundou no competitivo no Pokémon X, onde batalhava com outros jogadores no modo 6x6. Como resultado, começou a estudar o cenário competitivo da VGC em 2014. Mas foi em 2016 que o jogador participou do seu primeiro torneio, em um evento de 20 anos de Pokémon, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Desde então, Labacedo compete na categoria e conquista boas colocações nos torneios, como a oitava colocação no Special Event Brasil Open 2017, a quarta colocação no Special Event Campinas 2019, Campeão Special Event Curitiba 2019 e o segundo lugar no Torneio Limitless VGC.
Em 2019, ele conquistou seu maior sonho, que era participar do mundial. Agora em 2022, terá esta chance novamente.
Pokémon Go
Lançado em 2016, o jogo mobile é um fenômeno entre a comunidade. E neste ano, o Pokémon Go estreia no mundial de agosto. Com a premiação total de 47 mil dólares, o torneio terá duas categorias: a Sênior e a Masters. E um dos brasileiros que estão nos representando na categoria Masters, é o já veterano Zarddy.
Gustavo "Zarddy" Ribeiro
No jogo mobile desenvolvido pela Niantic, o paulistano Gustavo "Zarddy" Ribeiro conheceu o cenário competitivo dentro do próprio jogo, no início de 2020.
"Passei algum tempo só jogando isso mesmo, mas estava curtindo bastante o formato das batalhas, decidi procurar mais, foi quando entrei pro mundo dos torneios", revela Zarddy.
Ele também revela que sua rotina de treinamento é assistir alguns jogadores que ele admira e fazer seus sets dentro da liga de batalhas no jogo. Além disso, o jogador sempre está participando de torneios e procurando informações sobre as batalhas no site principal do Pokémon.
Como resultado, Zarddy conquistou o primeiro lugar em diversos torneios em pouco tempo de carreira, como o título na Regional de Joinville, a Factions Divisão Esmeralda com a organização Infinity Go White, a Inadequance League, Lunar Cup da Elit4 e da Guardian Cup do Triangulo Mineiro.
Pokémon UNITE
Chegando na modalidade MOBA, o mundial de Pokémon UNITE tem a premiação total de 500 mil dólares, com 16 equipes na disputa. O torneio acontecerá em duas etapas: a primeira é a fase de grupos, onde as 16 equipes se dividem em 4 grupos e se enfrentam em partidas melhor de três.
Como resultado, os dois melhores times de cada grupo se classificam para os playoffs. Nesta etapa, as oito equipes se enfrentam novamente em confrontos melhor de três, exceto na grande final, que será melhor de cinco.
Xis OG Life
Anunciado em maio deste ano, equipe brasileira Xis é composta pelo elenco da ex-From Brazil, os pro players Felipe "BabyMazo", Misael "Falb", Brian "Souto", Luiz "GuizinN", Jander "Jandecoo" e Leonardo "LeL".
E desde então, o time da Xis é hegemônico na América do Sul. A equipe foi campeã da Aeos Cup logo na estreia da line up, em seguida, venceu as Finais Regionais de Maio no circuito. Por fim, para chegar ao mundial, a equipe brasileira dominou no torneio classificatório sul-americano.
Lista dos representantes brasileiros no mundial:
Go - Patricky Albani de Souza "PatrickyAlbani" e Jorge Gustavo Ribeiro "Zarddy"
Unite - Equipe Xis OG Life (Felipe "BabyMazo", Misael "Falb", Brian "Souto", Luiz "GuizinN", Jander "Jandecoo" e Leonardo "LeL")
VGC - Gabriel Agati, Gustavo Braz, Hugo Nascimento, Raul Gioielli e Tiago Consoli Pimentel
TCG: Junior - Marcelo Turra, Yago Simas, Henrique Guarita e Luigi Alcântara Bolinja
TCG: Senior - Arthur De Nardi, João Gabriel Penteado, Felipe Beraldo, Lucas Jordão, Cauã Bunchaft, Heitor Martins, Pedro Augusto, João Antônio, Samuel Castillo, Rafael Mazuko, Cássio Moraes, Gabriel Fernandez e Vinícius Fernandez
TCG: Master - Guilherme Cazzonato, Otávio Gouveia, Alexandre Sicunas, André Bortoni, Matheus Kanaan, Pedro Pertusi, Victor Lugon, William, João Pedro Medeiros, Renan Takeo Togashi, Rodrigo Ciulla, Murilo Mercadante, Ian Fukuda, Gustavo Wada e Erick Reis