Square Enix tem planos de vender mais de seus estúdios
Ainda mais estúdios da empresa estariam a venda
05/08/2022
A Square Enix está, supostamente, à procura de estúdios e desenvolvedoras interessados em comprar ações de alguns de seus estúdios. A dona de Final Fantasy e Kingdom Hearts estaria planejanto uma reestruturação completa, o que incluiria uma mudança em seu foco para concentrar mais recursos em estúdios que produzem jogos japoneses.
De acordo com informações divulgadas pelo analista David Gibson, que conferiu dados divulgados durante a apresentação do relatório de contas mais recente da Square Enix. Com isso, a primeira parte da reestruturação da empresa se deu pela venda dos estúdios Crystal Dynamics (Tomb Raider), Eidos Montréal (Deus Ex) e Square Enix Montréal (Hitman Sniper) que, de acordo com a própria empresa, estavam "canibalizando" os recursos de suas outras desenvolvedoras.
Segundo informações divulgadas pela Square Enix durante a reunião, a empresa considera que os estúdios vendidos estavam usando muito de seus recursos em jogos que não davam retorno financeiro, como Marvel's Avengers.
A segunda fase seria uma revisão do portfólio da empresa, analisando seus estúdios para decidir de quais abrirá mão de ser a única proprietária e ceder sua participação para outras desenvolvedoras. Tal medida permitiria que a Square Enix tivesse mais facilidade para mover seus recursos entre estúdios, tendo a liberdade de alocar mais capital em franquias consolidadas e novos títulos japoneses.
Dentre as empresas que podem ter interesse em estúdios da Square se destacam a Sony, que atualmente se vê atrás da Microsoft em relação a grandes estúdios, assim como a própria Microsoft e outros nomes como a Tencent e a Nexon.
A Square Enix conta com diversos estúdios importantes em seu portfolio, com os principais deles sendo:
- Creative Business Units, responsável por Final Fantasy e Kingdom Hearts;
- Luminous Productions, encarregado da produção de Forspoken;
- Square Enix London Mobile, que produziu Tomb Raider Reloaded;
- Tokyo RPG Factory, conhecido por I Am Setsuna.
Assim como diversas empresas do mercado de games, a Square Enix vem acompanhando uma queda nas vendas de seus jogos no período de pós-pandemia. O único jogo que quebrou a tendência de queda foi Final Fantasy XIV, por conta de seu sistema de assinatura mensal.
A próxima grande aposta da Square Enix é Forspoken, que será lançado para PC e PlayStation 5 no dia 24 de janeiro de 2023.