Grupo europeu compra direitos de Senhor dos Anéis e o Hobbit
O grupo comprou diversos estúdios e agora é responsável por futuras adaptações das obras de J. R. R. Tolkien
18/08/2022
A holding sueca Embracer Group mostra que vem focada em sua forte expansão no mundo dos games. Após adquirir a Crystal Dynamics e outros estúdios ocidentais da Square Enix, o grupo fez uma nova leva de aquisições de estúdios e, dentre eles, ficou com a Middle-earth Enterprises, detentora dos direitos da trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Com a compra do estúdio, a Embracer Group passou a possuir os direitos de muitos itens importantes da mitologia da Terra Média. Segundo nota oficial, o grupo agora conta com "um vasto catálogo de propriedade intelectual e direitos mundiais de filmes, videogames, jogos de tabuleiro, merchandising, parques temáticos e produções cênicas relacionadas com as clássicas obras da literatura fantástica O Senhor dos Anéis e O Hobbit, de J. R. R. Tolkien".
Além do Middle-earth Enterprises, a Embracer Group também efetuou a compra dos seguintes estúdios:
- Limited Run Games - Editora com experiência na criação de edições de colecionador
- Tuxedo Labs - Estúdio especialista em jogos que buscam inovar trazendo o uso de novas tecnologias, responsável por Teardown
- Tripwire Interactive - Conhecido estúdio americano responsável pelos títulos Killing Floor, Maneater e Rising Storm
- Singtrix - Estúdio que trabalha em tecnologias de processamento vocal para karaoke, jogos e outros equipamentos
- Tatsujin - Que se torna o primeiro estúdio japonês sob o controle da Embracer
- Bitwave Games - Estúdio sueco de jogos retrô
- Gioteck - Marca de periféricos para gamers
Além dos nove nomes citados acima, o grupo ainda confirmou que adquiriu mais um estúdio, que ainda não foi revelado por "motivos legais". De acordo com informações da Embracer Group, toda esta movimentação custou 787 milhões de dólares aos "bolsos" da empresa.
A holding sueca é uma das editoras que cresceram bastante nos últimos meses, especialmente após passar a ser a detentora de mais estúdios e franquias como Tomb Raider, que já possui um novo game em desenvolvimento na Unreal Engine 5. Além disso, a Embracer Group também é detentora de estúdios como a THQ Nordic, Deep Silver, Saber Interactive e Gearbox Software.
Apesar da iniciativa, o próximo jogo que terá a Terra Média como cenário é The Lord of the Rings: Gollum, que tem o personagem como protagonista e está em desenvolvimento na Daedelic Entertainment, com distribuição da Nacon. Já no mundo dos streamings, uma série de O Senhor dos Anéis, batizada de "Os Anéis do Poder", estreará no Prime Video no dia 2 de setembro,com uma história inédita anterior aos eventos que já foram retratados nas telas de cinema.