15 anos da saga The Witcher nos games, confira a trajetória do título
Título já existe há mais de vinte anos, e passou por muitas mudanças antes do lançamento oficial
26/10/2022
Apesar de estar completando 15 anos de existência, a saga tem um histórico com o nome desde antes do seu lançamento em 2007, ano em que a desenvolvedora de jogos polonesa CD Projekt RED conseguiu os direitos sobre o nome The Witcher e lançou o RPG baseado na série de livros Wied?min. O jogo saiu na Europa e recebeu uma boa divulgação junto de elogios de críticos na Europa e na América do Norte.
O nome da saga pertencia a Metropolis Software na Polônia, e nos anos de 1996 e 1997, o jogo baseado na série de livros Wiedzmin estava sendo desenvolvido mas foi cancelado.
+ Remake de The Witcher é anunciado pela CD Projekt RED
+ CD Projekt Red anuncia três novos projetos para franquia The Witcher
+ The Witcher: A Origem tem data de lançamento revelada
Confira a evolução da saga após a mudança de desenvolvedores:
The Witcher
O game lançado para Microsoft Windows, se passa em um mundo de fantasia medieval e segue a história de Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra. Ele é um destemido andarilho e caçador de monstros, dotado de capacidades físicas sobrenaturais. No começo do jogo, o bruxo recebe a tarefa de curar a filha do rei Foltest, Adda, que foi amaldiçoada a se transformar em um monstro feroz, introduzindo o jogador ao trabalho dos bruxos.
The Witcher 2: Assassins of Kings
Sendo a sequência direta de The Witcher, lançado em 2007. The Witcher 2 foi lançado internacionalmente em maio de 2011 para o Windows, e em abril de 2012 para Xbox 360. Assim como seu predecessor, o jogo é baseado na série de livros Wied?min, do escritor polonês Andrzej Sapkowski, tendo sido um sucesso comercial e crítico, vendendo mais de 1,7 milhão de unidades para o PC e o Xbox 360 até maio de 2012.
The Witcher 3: Wild Hunt
A continuação da saga trouxe aclamação universal para a desenvolvedora polonesa, lançado em maio de 2015, o game ambientado em um gigantesco cenário medieval, dá liberdade total ao jogador, o game possui uma jogabilidade não linear e é jogado através de uma perspectiva em terceira pessoa.
O jogo nesta vez passa por grandes melhorias quanto a jogabilidade, o estilo de combate foi completamente renovado e decorre num sistema usual do gênero RPG de ação combinado com o uso de magias, entre as novas mecânicas introduzidas no game, estão os sentidos de bruxo, a técnica de combate a cavalo e em alto mar, a possibilidade de mergulhar, e a inclusão de uma besta como arma alternativa. Além disso, Geralt agora pode saltar, escalar e pular sobre objetos, algo que não era possível nos títulos antecessores.
O sucesso de The Witcher foi tanto, que virou série! Lançada pela Netflix, hoje conta com duas temporadas já disponíveis na plataforma. Atualmente, The Witcher possui jogos para celulares, PlayStation, Xbox e PC.