God of War Ragnarök: quem são os deuses da saga nórdica?
Confira a história dos principais deuses nórdicos presentes na jornada de Kratos e Atreus
22/12/2022
Estreando em 2005, God of War é uma das franquias mais aclamadas da história dos videogames, onde em 10 anos, vimos Kratos enfrentar deuses e titãs da mitologia grega.
Em 2018, a Santa Monica Studio renovou a franquia levando o "Fantasma de Esparta" para uma nova jornada na região da Escandinávia, trazendo diversos personagens da Mitologia Nórdica.
Portanto, confira abaixo a história dos principais deuses presentes na saga nórdica de God of War. Vale ressaltar que, para construir a narrativa, a Santa Monica teve a liberdade poética de alterar os eventos dos personagens, ou seja, não é uma interpretação fiel à mitologia.
Leia também:
+ Rafael Grassetti conta os bastidores de God of War Ragnarök
+ Veja como foi o evento de lançamento de God of War Ragnarök
+ God of War Ragnarök é o maior lançamento da história da PlayStation Studios
Antes de começar a lista, vale também explicar que os nórdicos dividiam seus deuses em duas tribos: Aesir e Vanir. Os deuses Aesir, que têm como líder Odin, são um clã guerreiro, enquanto os Vanir são pacifistas e cultuam a natureza e a fertilidade.
Odin - Aesir
Odin é o mais poderoso entre as entidades nórdicas. Líder dos Aesir e pai dos deuses, ele possui dois irmãos, Villi e Vé, sendo que os três são netos de Búri, o primeiro deus nórdico a existir. Odin também criou as Valquírias, cuja função é buscar a alma dos guerreiros que tiveram uma morte honrosa e levá-los para Valhalla.
Thor - Aesir
Thor é o deus do trovão, força, tempestades e bravura. Ele é filho de Odin com Fjörgyn, uma gigante que foi sua primeira esposa. Thor se casou com Sif, deusa da Terra, colheita e família, com quem teve uma filha. Ele também teve outros dois filhos fora do casamento, Magni e Modi, que lutaram contra Kratos e Atreus em God of War (2018).
O deus do trovão também é portador do Mjölnir, famoso martelo produzido pelos anões Brokk e Sindri, personagens importantes da saga nórdica de Kratos.
Baldur - Aesir
Deus da pureza, luz, paz, perdão, beleza, Baldur é filho de Odin e sua segunda esposa, Freya, com a qual se casou após o falecimento de Fjörgyn. Ao descobrir sua morte iminente, sua mãe o tornou invencível através de um feitiço, porém, também fez com que ele não pudesse sentir mais nada, tanto dor quanto prazer. Como resultado, o relacionamento entre os dois foi abalado.
Vale ressaltar que sua morte na batalha contra o Kratos resultou no início do Fimbulwinter, o grande inverno que antecede o Ragnarok.
Týr - Aesir
Também filho de Odin, Týr é o deus da guerra, lei e honra. Diferente de Ares, o deus da guerra grego, ele sempre pregou a paz e ordem. Viajou o mundo aprendendo diversas culturas e almejando novas perspectivas. Týr também foi responsável pela construção do templo no Lago dos Nove, promovendo viagens mais rápidas entre os reinos.
Seu maior sonho era a paz entre os deuses Aesir e os gigantes de Jötunheim. Porém, seu pai não cumpriu o tratado e roubou os segredos dos Jötnar, que o expulsaram do reino para sempre. O pai dos deuses então se vingou dos gigantes mandando massacrar todos de sua raça que viviam em Midgard. Foi então que Týr ajudou a Guardiã dos Jötnar, Faye, a esconder o portão de Jötunheim no espaço entre os reinos.
Freya - Vanir
Deusa do amor, fertilidade, beleza, magia e mãe de Baldur, Freya é também líder dos deuses Vanir, e se casou com Odin para trazer a paz entre os dois clãs. Porém, após se separar, Odin o amaldiçoa a nunca mais poderá voltar à sua terra natal.
Freyr - Vanir
Associado à realeza sacra, virilidade e prosperidade, Freyr é o irmão de Freya e tio de Baldur, sendo um dos que sempre buscou a paz entre os dois clãs. Ele viajou pelos reinos e ensinou o povo a cultivar a terra e colher seus frutos, além de mostrar feitiços que facilitariam as provisões de toda Asgard.
A diplomacia durou por um tempo, mas logo os conflitos se agravaram e Freyr chegou a ser capturado pelos Aesir. Felizmente, conseguiu escapar e retornar ao seu reino de nascimento, Vanaheim.
Njörd - Vanir
Njörd é o deus dos oceanos e patriarca dos Vanir. Lutou bravamente com seu clã durante a guerra contra os Aesir até que um acordo de paz fosse selado, porém, parte desse tratado pedia que Freya, sua filha, se casasse com o líder dos Aesir. Por conta da maldição que sua filha sofreu e que a impede de deixar Midgar, Njörd não vê Freya há muitos anos.
Nerthus - Vanir
Conhecida como a encarnação da Mãe Terra, Nerthus foi uma deusa Vanir vítima do conflito entre os clãs, morta em combate por Magni e Modi, filhos de Thor. Se comparada com a mitologia grega, pode se dizer que Nerthus seria algo semelhante a Gaia.