The Last of Us: Cheio de ação, quarto episódio mostra aproximação de Joel e Ellie
O episódio desta semana ainda foi utilizado para apresentar os personagens Henry e Sam

Publicado neste domingo (05), o quarto episódio de The Last of Us traz várias referências diretas ao game da Naughty Dog, mas também introduz novidades. Com o nome de "Please Hold to My Hand", traduzido como "Por favor, segure a minha mão", o novo episódio expande o mundo pós-apocalíptico do game, levando o foco para outros grupos de humanos que sobreviveram ao Surto.
ATENÇÃO: A partir daqui, este artigo contém spoilers do segundo episódio de The Last of Us
Cenas clássicas do game
O novo episódio começa com duas grandes referências ao game. Após uma cena onde Ellie (Bella Ramsey) está sozinha com a arma adquirida na casa de Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett), ela e Joel (Pedro Pascal) seguem o seu caminho.
E dentro da caminhonete, temos a clássica cena onde Ellie encontra uma revista "masculina" e brinca com Joel sobre as fotos.

Após isso, os personagens seguem viagem ao som de "Alone and Forsaken", música de Hank Williams que também figura no game, até o momento em que eles fazem uma pausa para dormir. Ao voltar para a estrada, Joel e Ellie se deparam com um grupo de sobreviventes, que tentam enganá-los ao pedir ajuda para roubar seus suprimentos.
Assim como no game, Joel acelera o carro ao tentar fugir, mas uma armadilha fura os pneus e eles acabam batendo. E é aí que temos uma troca de tiros intensa onde o personagem protege Ellie, mas um problema de audição atrapalha Joel e o coloca em uma situação de vida ou morte, o que força a personagem de Bella Ramsey a utilizar sua pistola pela primeira vez.
A cena é pesada e lembra especialmente de The Last o Us Parte II, onde os inimigos sofrem e pedem por misericórdia após se verem sem esperança, o que humaniza outros sobreviventes. Assim, Joel pede para que Ellie saia do cômodo para que ela não tenha que vê-lo matando outra pessoa.
Personagens inéditos
Após toda esta ação, somos introduzidos a Kathleen (Melanie Lynskey), líder do movimento revolucionário que derrubou o controle da FEDRA na Zona de Quarentena de Kansas City. Inicialmente, vemos uma mulher que luta contra a sua própria humanidade para sobreviver e liderar um grupo de pessoas fortemente armadas na cidade.
É assim que descobrimos que foram pessoas do seu grupo que atacaram Joel e Ellie, que agora são fugitivos na cidade. Outro personagem que é introduzido como uma das lideranças do grupo é Perry (Jeffrey Pierce), um homem barbado que parece ser o responsável do braço militar destes sobreviventes.

Henry e Sam
Outra informação que a introdução de Kathleen nos traz é a de que os irmãos Henry (Lamar Johnson) e Sam (Kaivonn Woodard) também são fugitivos deste grupo. Os personagens estão presentes no jogo da Naughty Dog e terão algumas mudanças pontuais em sua história, para que sejam bem adaptados para a mídia televisiva.

O laço entre Joel e Ellie
Desde o início do episódio, Ellie busca tirar uma risada de Joel com piadas retiradas de um livro de trocadilhos, enquanto o contrabandista se mantém de cara fechada. Porém, ao longo dos eventos que são apresentados, vemos que Joel se abre mais para a personagem, chegando até mesmo a dar a resposta de um deles para Ellie.
Mas ao fim, temos uma bela cena entre os personagens, onde Ellie finalmente consegue fazer com que o ranzinza Joel caia na gargalhada após um novo trocadilho ruim. O momento dos dois é bonito e evidencia que o tempo com Ellie faz bem para Joel, resgatando a sua humanidade, que havia morrido junto de Sarah (Nico Parker) no primeiro episódio.

O quarto episódio de The Last of Us não é tão profundo quanto os três primeiros, que mostraram a perda que este mundo traz para aqueles que sobreviveram, mas expande o universo da série. A introdução de um novo grupo de sobreviventes, do qual sabemos pouco e que ameaçam a vida dos protagonistas, é algo que mostra ao público que não existe certo e errado neste mundo, apenas o extinto de sobreviver em meio aos escombros daquilo que um dia foi a nossa humanidade.
Além disso, "Por favor, segure a minha mão" termina com um cliffhanger, uma cena de suspense, que promete um Episódio 5 profundo e recheado de emoção para Joel e Ellie, que acordam rendidos pelos irmãos Henry e Sam. Para os que já conhecem o jogo, o próximo episódio tem tudo para ser extremamente tocante, enquanto pode trazer surpresas para aqueles que estão conhecendo The Last of Us pela série da HBO.