Review Dead Space: remake fiel ao original e ainda melhor
Sem deixar a essência original da obra, a nova versão revitaliza o jogo original, trazendo muitas melhorias
06/03/2023
Dead Space é um jogo de terror de sobrevivência que foi lançado originalmente em 2008 e é considerado um clássico cult. O jogo foi desenvolvido pela Visceral Games e publicado pela Electronic Arts. Em meio à grande quantidade de remakes recentes, o anúncio do retorno de Dead Space (2023) foi uma grata surpresa, e prometeu o que cumpriu.
História
A história do jogo se passa no futuro distante, onde a humanidade descobriu uma forma de viajar mais rápido que a luz, permitindo a colonização de outros planetas. O jogador assume o papel de Isaac Clarke, um engenheiro que é enviado a bordo de uma nave espacial, chamada USG Ishimura, para consertar problemas técnicos que estão afetando a nave.
Veja também:
+ O Senhor dos Anéis ganhará novos filmes desenvolvidos por Warner Bros. e New Line
+ Confira entrevista exclusiva com os dubladores de Hogwarts Legacy
Logo, Isaac descobre que a nave foi invadida por uma raça alienígena grotesca e hostil, que transformou a tripulação em criaturas mutantes conhecidas como Necromorphs. O jogo então se torna uma batalha pela sobrevivência, enquanto Isaac luta contra esses monstros para tentar escapar da nave.
Gráficos
O título pulou a oitava geração de consoles e está disponível apenas para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Enquanto o Xbox Series S roda em um único modo com resolução menor (1080p) e com menos efeitos, o PS5 e Series X contam com duas opções gráficas. Já o modo resolução oferece 4K, ray tracing e 30 quadros por segundo, e o modo desempenho, com Quad HD escalonado para 4K sem ray tracing e 60 quadros por segundo.
Os gráficos são bem polidos, com tons de claro e escuro na medida certa. Os efeitos de nebliba são tensos e intensos, o que permite uma maior imersão ao jogador (deixando o clima ainda mais "pesado" junto com os efeitos sonoros).
Som
Essa é uma categoria que merece, e muita, a sua atenção. O som ambiente de Dead Space é simplesmente uma obra prima. A tensão que se cria a cada sala que você vai entrar, a cada barulho que você ouve cada vez mais alto quando chega perto, junto com a trilha que aparece nos momentos mais tensos, deixa até os jogadores mais corajosos com, digamos que, necessidade de ir ao banheiro.
Não faz parte deste tópico, mas talvez a única coisa que quebre a experiência imersiva do título são os corpos de humanos e inimigos mortos, que possuem uma física que, muitas vezes, atrapalha a sua movimentação. Esse era um defeito presente em jogos da época do original (2008) e continua presente nesta versão também.
Jogabilidade
O remake oferece muitas áreas de gravidade zero, que deixam Isaac flutuar sem a limitação de magnetizar o personagem em uma superfície. Isso deixa a jogabilidade muito mais dinâmica. No geral os controles são fáceis e intuitivos. A maior dificuldade talvez seja mirar em partes específicas dos corpos dos Necromorphs.
O jogo é conhecido por sua jogabilidade inovadora, que inclui o desmembramento estratégico dos Necromorphs para impedir que continuem atacando. Essa mecânica é altamente imersiva, e como dito no tópico anterior, com gráficos incríveis e trilha sonora assustadora, a tensão do jogo só aumenta.
Exploração
Dead Space Remake, assim como God of War, usa e muito o plano sequência, que é algo com o qual o jogo original já tentava, barrado pelas limitações da época. Para que isso seja efetivo, foi preciso também mudar a forma que a campanha do game é organizada. Ao invés da tradicional presença de capítulos e ambientes separados entre si, o design é interconectado, tendo livre circulação por toda nave, havendo claro o fator limitante da progressão.
A partir do momento que você desbloqueia as estações, é possível usar um monotrilho. Sabe aquele facilitador de idas e voltas? Pois é, ele está aqui. Existe ainda um sistema de níveis de segurança que bloqueia acessos até que a história avance (aquele lance da progressão que já é muito comum nos jogos). Se comparado a sua versão original, aqui o game não foi tão fiel, mas por um ótimo motivo.
Considerações Finais
O remake de 2023 pode ser a melhor porta de entrada para novatos na franquia, sem deixar de surpreender quem jogou o original de 2008. Garanto que você será surpreendido, e até se questionará se sua memória não está te enganando.
Dead Space é um dos melhores jogos de terror já criados, e é altamente recomendado para qualquer fã do gênero. A história é emocionante e bem desenvolvida, a jogabilidade é viciante e aterrorizante, e a atmosfera é sufocante e assustadora. Tá na dúvida se vale ou não a pena jogar o remake de Dead Space? Se você não teve a oportunidade de jogar o original, tente experimentar o remake. Se não você estará perdendo um dos jogos mais incríveis de todos os tempos.