Publicidade
SBT Games

Crítica: Shazam! Fúria dos Deuses é uma volta no parque de diversões da DC

A segunda aventura do herói expande a mitologia do personagem, mesmo com alguns excessos

Imagem promocional de Shazam! Fúria dos Deuses
Publicidade

Sequência do filme lançado em 2019, Shazam! Fúria dos Deuses traz o herói de volta em uma aventura que aumenta a escala de todos os elementos apresentados em sua estreia do herói nas telas de cinema. O humor está de volta, com muito mais referências do que o primeiro longa, assim como as dificuldades de Billy Batson (Asher Angel) em manter a super-família unida para agirem como uma equipe de heróis, mas com um desafio muito mais forte em seu caminho: As Filhas de Atlas.

Com um potencial enorme nas mãos de David F. Sandberg, que retorna como o diretor, a continuação, o filme entrega uma experiência que coloca o espectador como o visitante em um parque de diversões. Começando com bons momentos de interação da família Shazam!, que é conhecida no mundo do filme como "Os Fiascos de Filadélfia", vemos que o protagonista, também interpretado por Zachary Levi, é o elo que busca unir os seus irmãos como uma equipe, mas cada um deles está enfrentando momentos diferentes em sua vida, desde a infância até o início da vida adulta.

E apesar de o foco principal ficar com Billy, Freddy (Jack Dylan Grazer) e Mary (Grace Caroline Currey), o restante da família tem um papel maior na sequência. Darla (Faithe Herman / Meagan) segue como a personagem que as atrizes mais entregaram sinergia, enquanto Pedro (Jovan Armand / D. J. Cotrona) e Eugene (Ian Chen / Ross Butler) também tem seus momentos de brilhar.

Imagem promocional dos heróis de Shazam! Fúria dos Deuses
(Divulgação / Warner Bros.)

O tema "família" é abordado por todo o longa, o que cria um vínculo com espectadores que vem de uma família maior, mostrando a ação conjunta dos heróis enquanto mosta o nível de ameaça que as Filhas de Atlas podem trazer a este mundo. Interpretadas por Helen Mirren (Héspera), Lucy Liu (Calipso) e Rachel Zegler (Anthea), cada uma das três irmãs tem uma magia específica como seu foco, que vão desde criar o caos com sua voz até realinhar a realidade.

As antagonistas são caricatas, com um motivo simplista e que mesmo assim cria conflitos entre elas, mas é inegável que Helen Mirren assumiu a sua personagem com a imponência digna de uma deusa da Grécia Antiga, enchendo a tela em seus momentos de cena, onde a experiência da atriz de 77 anos, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2007, pode ser vista. Rachel Zegler também transborda carisma, entregando uma ótima química com Jack Dylan Grazer desde sua primeira cena juntos, enquanto Lucy Liu, ficou com o ingrato papel de interpretar a Filha de Atlas com menos nuances, entregando uma maldade simples e genérica para Calipso.

Imagem promocional das Filhas de Atlas em Shazam! Fúria dos Deuses
(Divulgação / Warner Bros.)

Em meio a essa guerra de famílias, outro papel que conquista com seu carisma é o Mago Shazam, que retorna após os eventos do primeiro filme. Interpretado por Djimon Hounsou, o sábio é uma fonte inesperada de piadas e segue o humor do filme em um ritmo excelente.

Assim, com um humor em dia e momentos de ação liderados por efeitos de CGI e criaturas mágicas como mantícoras, unicórnios e um dragão de madeira, Shazam! Fúria dos Deuses entrega uma boa experiência para fãs que forem aos cinemas em busca de um passeio de montanha-russa. Seu simplismo em determinados momentos mostra que não houve a intenção de criar uma trama que prometa algo além do que um bom momento de diversão para o público.

Nota final: 4/5

Shazam! Fúria dos Deuses tem cenas pós-créditos?

Ao mesmo tempo em que se mostra ligado ao passado do universo DC, o longa também conta com acenos para o futuro da empresa sob o comando de James Gunn e Peter Safran. Especialmente em suas cenas pós-créditos.

ATENÇÃO: A partir daqui, este artigo contém spoilers de Shazam! Fúria dos Deuses

Mesmo com as dúvidas sobre o futuro do herói no novo universo da DC, Shazam! Fúria dos Deuses traz duas cenas pós-créditos que indicam que o personagem terá uma continuação no futuro. Para aqueles que não aguentam esperar, segue a descrição de o que é revelado para os fãs que ficarem até o final nas salas de cinema:

  • A Sociedade da Justiça: a primeira cena pós-créditos conta com a aparição de Emilia Hartcourt (interpretada pela esposa de James Gunn, Jennifer Holland) e John Economos (Steve Agee), personagens que apareceram em O Esquadrão Suicida e a série do Pacificador. Nela, ambos vão até Shazam! e o recrutam para a Sociedade da Justiça em um momento engraçado e cheio de piadas.
  • O retorno de Dr. Silvana: a segunda cena é ainda mais inesperada que a primeira, mostrando o vilão do primeiro, Dr. Silvana, ainda encarcerado enquanto conversa com a minhoca Senhor Cérebro. Apesar de não revelar muita coisa, ela serve como uma ponte para um possível terceiro filme de Shazam!, com o retorno do vilão e um plano a ser colocado em prática.
Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade