Super Mario Bros. O Filme: Uma verdadeira imersão nostálgica
Não se preocupe, não há spoiler aqui, mas sim motivos para você apreciar ao mais novo lançamento nos cinemas
06/04/2023
Super Mario Bros. O Filme estreou nesta quarta-feira (05) em todo Brasil, em sinopse, Mario é um encanador junto com seu irmão Luigi, até que um dia eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, que está ameaçado pelo rei dos Koopas, com o desejo de reinar em todos os lugares.
O filme foi muito aguardado pelos fãs da franquia, já que as referências cinematográficas mais próximas dos games se trata de animações feitas nos anos 80 e 90. O grande lançamento de 2023 veio com o compromisso de uma produção altamente baseada nos jogos, um roteiro bem construído, e unindo toda a geração de Super Mario.
Apesar de seguir fielmente o jogo, Super Mario Bros. conta com adaptações em seu roteiro, desde a trama principal até os personagens mais famosos da franquia. Entretanto, isso não ofusca a história da saga, pelo contrário, apesar da história ser simples, ela é divertida e desenvolvida o suficiente para se sustentar como um enredo de longa-metragem.
As referências: elas estão lá!
A grande espera pelas referências aos jogos valem a pena porque elas estão mais do que presentes pelo filme inteiro, os movimentos, poderes, personagens, cenários e trilhas te fazem mergulhar em uma viagem nostálgica durante toda a trama. A entrega das referências mantém o telespectador imerso e reativo com doses de nostalgia.
Este é o tipo de obra que, quem gosta de referências, vai assistir mais de uma vez para conseguir captar todas elas, já que os easter eggs vão para além do Super Mario.
A sensação de estar em um videogame
Há algo durante todo o filme, inclusive até mesmo antes das principais referências, que te leva a uma sensação de estar jogando enquanto o assiste, em determinado momento, o campo de visão da tela se assemelha a visão que você tem quando joga Super Mario, este é um dos aspectos que faz o público se sentir em um videogame.
Outro ponto vai para a trilha sonora; se você tem músicas boas e viciantes no jogo, pode usá-las. É o que a adaptação cinematográfica garante, as músicas dos jogos são levadas para o filme, a produção sonora já era destinada a ser bem executada considerando que a saga tem melodias altamente viciantes, assim como os efeitos sonoros.
Incluindo a dublagem, o resultado é uma animação que além de bem construída visualmente, se une a uma excelente produção de som, entregando uma experiência realmente imersiva ao seu público.
Neste filme, a Princesa não precisa ser salva
Se você segue a ideia fiel do jogo, em que entrando no papel do Mario você tem que salvar a princesa, é melhor se preparar para desconstruir ela e se permitir a conhecer a Princesa Peach em sua pura essência, onde é possível manter o universo e trama do jogo, adaptada para os tempos atuais, nos apresentando uma princesa forte, e principalmente corajosa.
Conclusões finais
Pode parecer clichê, mas garantir um filme com duração de uma hora e meia com um jogo de roteiro simples não é para muitos, visto que o filme possui sim um roteiro simples, mas bem elaborado e divertido, conseguindo se desenvolver com consistência além de entregar um alto nível cômico com seus personagens. As alterações feitas na trama e nos personagens se tornam necessárias para que o filme tenha um bom desenvolvimento.
Vale ressaltar que o filme abre espaço para explorar muitas relações que não vemos nos jogos, relações essas que deixam uma curiosidade em saber mais, como; Mario x Donkey Kong, Luigi x Mario, e Princesa Peach x Povo cogumelos.
No geral, o filme atende às expectativas tanto do público adulto quanto do infantil, unindo gerações nas salas de cinemas impactadas pela nostalgia e diversão.