Nintendo continua sua repressão à pirataria e vence outra batalha legal contra um site de ROM
Empresa vem fazendo jogo duro contra pirataria de seus produtos
18/04/2023
A Nintendo ganhou outra batalha legal contra a pirataria de jogos eletrônicos. Dessa vez, a vitória foi contra o site de ROMs Dstorage, que permitia que os jogadores baixassem cópias ilegais de jogos clássicos da empresa.
Introduzindo ao leitor, ROMs de jogos da Nintendo são cópias digitais de jogos desenvolvidos pela empresa japonesa para seus consoles. Essas cópias são criadas a partir da extração de dados do cartucho original do jogo e são armazenadas em arquivos digitais, permitindo que sejam jogadas em emuladores de console.
Veja também:
+ Novo Pokémon, que estará presente em DLC de Pokémon Scarlet & Violet, é revelado em anime
+ ConcernedApe anuncia nova atualização para Stardew Valley
+ Super Mario Bros. O Filme se torna a maior bilheteria do cinema em 2023
De acordo com a GamesIndustry.biz, o site foi processado pela Nintendo por violação de direitos autorais. Depois de não responder ao processo, o proprietário do site foi considerado culpado e condenado a pagar uma quantia que gira em torno de U$ 484.000, algo em torno de 2 milhões de reais.
A Nintendo tem sido ativa na repressão à pirataria de seus jogos e consoles. No ano passado, a empresa obteve uma indenização de US$ 2 milhões de um casal que administrava um site de ROMs que permitia o download ilegal de jogos da Nintendo.
A pirataria de jogos eletrônicos é uma preocupação crescente para as empresas de videogame, pois afeta as vendas de jogos e consoles legítimos e prejudica a indústria como um todo. A Nintendo tem adotado uma postura agressiva contra a pirataria de seus jogos e consoles, tomando medidas legais para interromper a distribuição de ROMs ilegais.