Publicidade
SBT Games

Star Wars Jedi: Survivor é um concorrente ao GOTY? - Review Gameplay

Cal Kestis está de volta no game de ação e aventura da Respawn que pretende expandir e melhorar as ideias apresentadas no primeiro jogo

star wars review
Publicidade

Desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts, Star Wars Jedi: Survivor é um jogo de ação e aventura com elementos de soulslike, sendo a sequência direta do Star Wars Jedi: Fallen Order, jogo lançado em 2019.

A trama se passa cinco anos após os eventos de Fallen Order, onde Cal Kestis está de volta como um experiente Cavaleiro Jedi, em uma galáxia mais sombria e dominada pelo Império. O game inclui cenários de mundo semiaberto cheios de atividades e missões, sequências de ação emocionantes e um elenco de personagens cativantes. Como resultado, os fãs terão uma experiência autêntica de Jedi e ficarão satisfeitos, apesar de algumas falhas de polimento e problemas de desempenho apresentadas principalmente na versão para PC.

Veja também:

+ Dead Island 2 é melhor que o primeiro? - Review Gameplay

+ Review: DLC inédita de Horizon Forbidden West

Customização e combate

Reprodução: EA/Respawn

No primeiro instante de gameplay, percebe-se que Jedi: Survivor expande muito bem a parte de customização do protagonista, aspecto que era muito limitado no primeiro jogo e muito pedido pelos fãs da série.

Na continuação do jogo, os jogadores terão a oportunidade de personalizar ainda mais o protagonista Cal, incluindo seu corte de cabelo, barba, roupas e até mesmo seu icônico sabre de luz. Além disso, a opção de customizar o seu companheiro robótico, o BD-1, também está de volta, com a possibilidade de modificar cada componente separadamente.

Reprodução: EA/Respawn

Essa nova possibilidade de personalização permitirá que cada jogador crie um Jedi completamente único, com seu próprio estilo e características. Será possível experimentar diversas combinações de aparência e deixar o personagem com a sua cara, tornando a experiência ainda mais imersiva e envolvente.

Falando em personalização, é importante mencionar as novas opções de combate disponíveis para Cal, o protagonista do jogo. Além dos já conhecidos sabres de lâmina única e dupla, agora é possível utilizar dois sabres de luz simultaneamente, o que proporciona um estilo de combate ainda mais dinâmico e impressionante.

Reprodução: EA/Respawn

Outra opção é a combinação entre blaster e sabre de luz, permitindo que Cal possa alternar entre ataques de longa e curta distância de forma eficaz. Mas as novidades não param por aí. Os jogadores também terão acesso ao estilo crossguard, inspirado no personagem Kylo Ren da mais recente trilogia de filmes de Star Wars. Esse estilo de combate se caracteriza pelo uso de um sabre de luz com três lâminas, sendo uma principal e duas menores na extremidade.

Essas novas opções de combate somadas às possibilidades de personalização já mencionadas anteriormente, permitirão que os jogadores criem um Jedi completamente único e adaptado ao seu próprio estilo de jogo. Além disso, a variedade de escolhas disponíveis irá acrescentar ainda mais profundidade e desafios ao gameplay, tornando a experiência de jogar ainda mais emocionante e envolvente.

Movimentação fluída

Reprodução: EA/Respawn

Quando Cal Kestis não estiver combatendo as forças inimigas do Império, ele irá demonstrar suas habilidades excepcionais de parkour. As sequências de plataformas em Survivor estão incrivelmente aprimoradas, com o Jedi apresentando um novo conjunto de manobras surpreendentes.

Particularmente no final do jogo, a sensação é como se estivéssemos flutuando no ar. Uma das principais melhorias é a inclusão de um gancho, que torna a exploração tanto horizontal quanto vertical muito mais fluida e menos frustrante.

Os jogadores irão se surpreender com a facilidade de se mover pelo ambiente com Cal, seja escalando paredes, saltando por cima de obstáculos ou planando pelo ar. O sistema de parkour em Survivor é uma das principais características que fazem com que o jogo seja uma experiência única e emocionante.

Rodou, mas teve engasgos

Reprodução: EA/Respawn

Jedi: Survivor apresenta aos jogadores duas opções de modos gráficos: Performance e Qualidade. O modo Performance tem como objetivo alcançar até 60 quadros por segundo, enquanto o modo Qualidade oferece uma resolução de 4K com taxa de quadros fixa em 30FPS.

Entre as duas opções, o modo Qualidade proporcionou uma experiência mais suave no PS5, mas não foi capaz de esconder as falhas em relação ao polimento, fazendo com que o game sofresse um pouquinho pra rodar liso.

Mesmo com a função HDR desativada, em momentos com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo na tela, principalmente reflexos e efeitos de luz, são frequentes as quedas de quadros por segundo. O personagem principal da trama ainda sofre com algumas movimentações indesejadas, fazendo com que não pareça fluído seus movimentos, problema esse que veio de seu antecessor, Fallen Order.

Vale a pena?

Reprodução: EA/Respawn

Apesar das deficiências em termos de polimento e desempenho que deixam claro que o desenvolvimento do jogo necessitava de um pouquinho a mais de tempo, Star Wars Jedi: Survivor é, em grande parte, uma evolução em relação ao seu antecessor. Inegavelmente desponta como um dos melhores títulos da franquia, e para aqueles mais entusiasmados, um concorrente ao GOTY de 2023.

No geral, a Respawn mostrou que amadureceu e entregou uma maior e melhor expansão do universo apresentado no primeiro título. O jogo já está disponível para o PlayStation 5, Xbox Series e PC.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade