Governo brasileiro estuda implementar imposto extra para indústria de games
Possibilidade de imposto gera preocupações sobre o que pode afetar o setor
11/05/2023
A elaboração do marco legal dos jogos eletrônicos está em andamento no Brasil e pode incluir a cobrança de impostos adicionais para a indústria de jogos operar no país assim que a regulamentação for concluída.
De acordo com o senador Irajá (PSD-TO) as empresas de jogos eletrônicos pagam impostos como empresas de outros setores, com base no lucro real ou presumido. O senador argumenta que a própria regulamentação já trará mais movimentação à indústria, e tanto o governo quanto o setor privado projetam um crescimento vertiginoso da área após a criação do marco legal.
"Estamos avaliando se caberia outra contribuição ? é um pouco do que ocorre com a discussão dos jogos de azar, que se criou uma alíquota de 15%. É como se fosse uma Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) dos jogos. Estamos avaliando a viabilidade disso" (via Estadão)
A implementação do marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil tem sido criticada pela indústria e pelos jogadores. A possibilidade de uma nova tributação tem gerado preocupações e críticas por parte da categoria.
Veja também:
+ Ministro da Fazenda, Haddad, diz que vai tributar jogos eletrônicos
+ Presidente do Brasil faz discurso antigames
+ Filho de Lula diz que pai generalizou ao relacionar games e violência
A indústria de jogos eletrônicos é uma das que mais cresce no mundo e tem um grande potencial para gerar empregos e impulsionar a economia.