Quem foi a primeira desenvolvedora de jogos do mundo?
Conheça a desenvolvedora que criou um dos maiores clássicos da indústria gamer
29/05/2023
Você já se questionou sobre quem foi a primeira mulher a desenvolver um jogo? A primeira foi Carol Shaw, nascida em 1955, na Califórnia.
Veja também:
+ As mulheres e sua importância no mundo dos esports
+ As 8 protagonistas femininas mais marcantes dos games
+ Youtuber entra para o Guinness World por ser a gamer mais velha do mundo
Carol foi considerada a primeira mulher a desenvolver um jogo, porém não foi nada fácil, ela teve que enfrentar diversas barreiras que tinham em seu caminho, para assim poder fazer algo que realmente queria. Mal sabia ela que fazendo isso, estava construindo um novo mundo; o mundo gamer. O jogo criado por Carol, foi River Raid, um dos maiores clássicos do Atari 2600.
Desde sua infância, Carol acabou tendo bastante contato com a tecnologia, tanto pelo lugar onde morava, quanto pelo seu pai, que trabalhava em um labotório de projetos energéticos para o governo. Shaw acabou demonstrando uma grande afinidade com a matemática, além de ter interesse em sets de construção e ferroramas. De acordo com ela, quando pequena não gostava brincar com bonecas, preferia mexer no modelo ferroviário de seus irmãos.
Quando cresceu, Carol começou a se interessar por videogames, ela costumava frequentar uma sala de jogos de arcade em um mini golfe, perto de onde morava. Shaw revelou que no fliperama amava jogar no Computer Space, um game de combate espacial.
No ensino médio Carol começou a mexer mais em computadores , e com isso, acabou descobrindo que podia jogar jogos baseados em texto no sistema BASIC.
Ao entrar em uma universidade, Carol acabou cursando Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, dois campos que na época, eram ocupados na maioria por homens. Com seu talento, Shaw chamou a atenção de diversas empresas, inclusive a Atari, que logo a contratou para fazer parte da equipe, como engenheira de Software. Vale ressaltar que ela era uma das poucas pessoas na empresa que sabiam manupular e utilizar o microprocessador 6052, uma das peças centrais do Atari 2600.
Enquanto estava na empresa, Carol ajudou nos gráficos de Othello e até deu início ao Super Breakout, mas acabou não terminando, pois deixou a Atari em 1980.
Criação do River Raid
No ano de 1982, Carol entrou para a Activision, onde deu início ao seu legado, onde ela resolveu desenvolver seu primeiro jogo. River Raid, um jogo de ação, em que o jogador controla um avião, voa sobre um rio, repleto navios, helicópteros e aviões inimigos.
O jogo acabou fazendo tanto sucesso, que Carol acabou recebendo um cartucho platinado do game. Mesmo após o sucesso de seu jogo, Shaw continou trabalhando na Activison, nisso, trabalhou em versões do jogo para Atari 5200, e outra para o computador, Atari 800. Não satisfeita, Carol ainda lançou outro jogo chamado Happy Trails.
Carol Acabou deixando os games de lado para trabalhar em outras áreas. Logo depois, Shaw se aposentou, mas mesmo assim continuou fazendo trabalhos voluntários e até conseguiu empregos de meio período. Sendo assim, Carol fez história para a indústria dos games.