Publicidade
SBT Games

Esports: Jogadores de League of Legends da LCS entram em greve

Ação pode impactar na disputa do Segundo Split da liga norte-americana

Logo da LCS Players Association

29/05/2023

Publicidade

Jogadores da LCS, liga norte-americana de League of Legends, entraram em greve após equipes pararem de investir no cenário Academy. A decisão veio após diversos debates e uma votação entre os membros da LCS Players Association, um sindicato formato pelos principais jogadores da região, incluindo o ex-campeão do mundo CoreJJ.

O anúncio da greve foi publicado no Twitter oficial da associação, com uma nota feita pelos jogadores. No comunicado, a LCSPA deixa claro que a decisão não foi algo simples e que os jogadores desejam competir, mas isto só acontecerá após negociações com a Riot Games, desenvolvedora do League of Legends e responsável pelos esports do jogo.

A decisão que fez os jogadores optarem pela greve foi o fim da obrigatoriedade das organizações de manterem uma equipe na NACL, liga que pode ser considerada um cenário Academy da região. Por pressão das franquias, a Riot Games abriu mão da regra e logo após isso, apenas três das equipes da LCS mantiveram seus times para revelar talentos.

Os principais pedidos da greve do sindicato dos jogadores são:

  • A instituição de um sistema de promoção e rebaixamento semelhante ao visto no Valorant entre times da LCS e da NACL (North America Challengers League)
  • Um pool de receita anual para salários de jogadores de US$ 300 mil por equipe da NACL
  • Permitir que organizações da LCS façam parceria com afiliados para compartilhamento de custos
  • A garantia de um valor mínimo de contrato para jogadores campeões do Segundo Split da LCS

A decisão da LCS Players Association de lutar pelos direitos dos jogadores pode impactar diretamente na realização da liga norte-americana de League of Legends. Até o momento, a Riot Games não se pronunciou sobre o assunto.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade