Mapa de CS:GO com informações da guerra da Ucrânia é banido na Rússia
Mapa de_voyna não pode ser baixado por IPs em solo russo
03/06/2023
O mapa de_voyna do jogo Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), criado pelo jornal finlandês Helsingin Sanomat, foi proibido para download por jogadores russos. Segundo o jornal, existe a possibilidade que a Valve, desenvolvedora do jogo, tenha sido a responsável pela restrição no país, embora a empresa não tenha respondido aos questionamentos da mídia.
O motivo para a proibição é bastante claro: embora pareça um mapa convencional do CS:GO, ele esconde um espaço com reportagens e informações sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia produzidas pelo jornal. Imagens e manchetes sobre massacres, bem como uma estimativa de 70 mil mortos russos na guerra, estão disponíveis nessa área escondida.
Veja também:
+ Jovem assalta loja usando pistola do "Nintendinho"
+ Filme do Mario está a um passo de fazer história
+ Médico que receitou sorvete e Free Fire para criança é readmitido "Conduta humanizada"
O nome do mapa, "voyna", que significa "guerra" em russo, já sinaliza o seu propósito. Por determinação do governo russo, essa palavra não pode ser usada para descrever o conflito com a Ucrânia.
O mapa foi lançado em 4 de maio, acompanhado por uma reportagem extensa do Helsingin Sanomat, e ainda pode ser encontrado na oficina do Steam. O artigo argumenta que o governo russo está ocultando informações sobre o conflito de sua população e, com a proibição do mapa, o jornal pode enfrentar represálias da Rússia.
Curiosamente, a reportagem também menciona o interesse de Vladimir Putin, presidente da Rússia, em promover um campeonato nacional de esportes eletrônicos. Jogos nacionais como World of Tanks e outros de empresas de países considerados "amigos", como o League of Legends, de propriedade da chinesa Tencent, podem ser inclusos no evento. No entanto, o CS:GO foi vetado.