É o fim! Microsoft vai desativar importante serviço que funcionava desde 2014
A empresa confirmou que a ferramenta perderá suporte nos próximos meses
05/06/2023
Cortana, a assistente virtual da Microsoft que foi lançada em 2014 e é uma referência à série de videogames Halo, deixará de existir como um aplicativo independente para Windows. A Microsoft confirmou que o suporte para a ferramenta será descontinuado nos próximos meses.
Segundo o anúncio oficial da Microsoft, até o final do ano (em uma data ainda a ser definida), Cortana deixará de ser suportada como um aplicativo independente no Windows 10 e Windows 11. Atualmente, Cortana vem pré-instalada nesses sistemas operacionais e atua como uma barra de pesquisa, assistente e oferece outras funcionalidades. Além disso, em 2020, o suporte para Cortana já começou a ser removido dos aplicativos móveis.
Veja também:
+ Diablo IV: Jogador atinge lvl 100 no hardcore e terá nome eternizado em estátua
+ Veja como seria Kratos, Geralt e outros personagens em Street Fighter 6
A inteligência artificial ainda estará disponível nas versões móveis do cliente de e-mail Outlook e no Teams, incluindo nos displays e salas da plataforma de videoconferência e comunicação corporativa da Microsoft.
No entanto, é apenas uma questão de tempo até que Cortana também seja descontinuada nesses ambientes, já que a empresa está agora concentrando seus esforços em outros "recursos avançados de produtividade no Windows e no Edge".
Contudo, a descontinuação da Cortana não implica que a Microsoft deixará de oferecer assistência ou direcionamento aos seus usuários. Na realidade, a companhia tem planos de substituir progressivamente a antiga plataforma por experiências mais sofisticadas e robustas, fundamentadas em inteligência artificial.
Um desses novos recursos é o Windows Copilot, um assistente virtual multifuncional que se integra com os plug-ins do ChatGPT. Ademais, existem planos para ampliar o Bing Chat, que já está incorporado como uma funcionalidade de pesquisa e extensão em navegadores, a fim de proporcionar ainda mais recursos aos usuários.