Review: Final Fantasy XVI é um jogo absurdo
Com história grandiosa e combate primoroso, novo game da Square Enix está entre os melhores RPGs de ação
22/06/2023
Final Fantasy 16 nos leva de volta a um cenário medieval, mas com uma abordagem mais adulta e focada em ação RPG. No entanto, essas alterações significativas não subtraem a essência do jogo, pelo contrário, contribuem para enriquecer a narrativa mais recente da série.
Veja detalhes de Final Fantasy XVI
Nova jogabilidade?
Em termos de jogabilidade, Final Fantasy XVI adota uma abordagem diferente dos seus predecessores. O combate é rápido, exigindo reflexos aguçados e foco na ação. Esta mudança pode surpreender os fãs de longa data da série, mas parece que a Square Enix acertou a mão, já que a nova mecânica de combate, junto com a história envolvente, os personagens bem desenvolvidos e a construção de mundo detalhada, estão entre os melhores que a série tem a oferecer?.
O jogo leva os jogadores a um mundo onde Eikons são criaturas poderosas e mortais que residem dentro de Dominantes - uma única pessoa que é abençoada com a capacidade de invocar seu terrível poder. Embora o jogo dependa de alguns clichês inspirados por Game of Thrones, seu combate e atuações de personagens compensam uma história um pouco menos impressionante.
Falando em história (mas sem spoilers)
Em relação à história, Final Fantasy XVI gira em torno de Clive Rosfield, o príncipe mais velho de Rosaria. Ele é um cavaleiro jurado para proteger seu irmão mais novo, Joshua, o controlador, ou "dominante", do Eikon Fênix, uma criatura de imenso poder. No entanto, na véspera da guerra, Rosaria é traída. Joshua é dominado pelo poder da Fênix, o que leva a uma série de consequências devastadoras?.
O jogo começa de forma lenta e leva um tempo para se tornar interessante, com muitas batalhas curtas e longas cenas de corte no início. No entanto, uma vez que o jogo ganha ritmo, a experiência se torna emocionante e vale a pena a espera inicial.
Veja também:
+ PlayStation 6: Sony não dará informações à Activision em caso de venda para Microsoft
Desempenho e gráficos
O jogo apresenta um grande nível de detalhes. A atuação dos personagens e a performance dos dubladores são tão convincentes que vendem a trama de forma eficiente. Os personagens passam emoção, isso é bem verdade, e esse processo conta muito com a capacidade gráfica de tornar emoções palpáveis, através das expressões faciais (e as vezes pela situação como um todo também). O amor de Clive por seu irmão e sua dor pela perda são tão palpáveis que, combinados com os gráficos detalhados do PS5, realmente tocam os jogadores?.
Final Fantasy XVI é um jogo que oferece uma experiência única e emocionante para os jogadores. A jogabilidade é cativante, a história é rica e os gráficos são impressionantes. Embora possa não agradar a todos, afinal nenhum jogo alcançou ainda esta capacidade, parece ser um valioso acréscimo à franquia Final Fantasy e uma experiência que vale a pena experimentar, até mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com a franquia.
No final das contas...
Com gráficos de tirar o fôlego, Final Fantasy 16 volta para suas origens medievais com um tom mais maduro e muda totalmente a jogabilidade para expandir o seu público na nova geração. Porém, não deixando de lado a essência que fez a franquia ser tão querida para os fãs do RPG. O jogo já está disponível e é um exclusivo de PlayStation 5.