Publicidade
SBT Games

Apple é processada por jornalista por plágio no filme Tetris

Ele afirma que trechos de seu livro foram usados no filme sem sua permissão

tetris

09/08/2023

Publicidade

Dan Ackerman, jornalista de tecnologia do Gizmodo, alega que a Apple e a The Tetris Company se inspiraram em seu livro "The Tetris Effect" para o filme sobre o famoso jogo eletrônico.

Veja também:

+ Mulher é presa após roubar e vender action figure da coleção do namorado

+ Hollywood em Greve: Netflix e Disney começam a contratar especialistas em IA para substituir roteiristas

+ Garoto é picado por viúva-negra ao tentar se tornar o Homem-Aranha

Segundo informações do Polygon, na última segunda-feira (07), em Nova York, Ackerman moveu um processo contra Maya Rogers, diretora da The Tetris Company, e Noah Pink, escritor do filme Tetris, afirmando que trechos de seu livro foram usados no filme sem sua permissão.

O livro de Ackerman narra a trajetória de ascensão global do jogo Tetris, uma criação de Alexey Pajitnov. A narrativa, assim como no filme, centra-se na figura do empresário Henk Rogers (interpretado por Taron Egerton), que assegurou os direitos do jogo para a Nintendo lançá-lo no Game Boy em 1989.

Mesmo que a saga do empresário holandês não tenha sido retratada pela primeira vez por Ackerman, o jornalista aponta três elementos que, segundo ele, são frutos de sua criatividade e que usa como argumento em sua ação judicial:

  • Ackerman ressalta que a representação visual da trama no filme tem semelhanças notáveis com cenas descritas em seu livro, mencionando 22 trechos com tais coincidências.
  • O líder editorial do Gizmodo enfatiza que a abordagem política da história, com um toque de suspense ligado à Guerra Fria, foi uma ideia originalmente concebida por ele.
  • Ele ainda menciona que, em 2016, enviou uma versão preliminar de seu livro para Rogers, ligando esse gesto ao início da escrita do roteiro do filme da Apple no ano seguinte.

No processo, o jornalista também observa que a The Tetris Company barrou suas tentativas de comercializar sua obra para adaptações cinematográficas ou televisivas, alegando que isso violaria os termos de licença da marca Tetris.

Conforme informações do Polygon, Ackerman busca uma indenização correspondente a 6% do orçamento de US$ 80 milhões do filme, totalizando aproximadamente US$ 5 milhões.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade