Nintendo quer patentear mecânicas de Zelda: Tears of the Kingdom
Até mesmo as telas de carregamento estão inclusas
09/08/2023
Com mais de 18 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom é um definitivamente um dos principais jogos de 2023. E parece que o sucesso estrondoso do game fez com que a Nintendo desejasse "proteger" o uso de várias das mecânicas presentes no game.
De acordo com o site Automaton, a Big N registrou 31 patentes diferentes entre 10 de julho e 4 de agosto, com maioria delas sendo relacionadas a habilidades de Link e recursos de Tears of the Kingdom. Algumas que podem ser citadas são os direitos sobre poderes de NPCs e o Ultrahand, com os registros se estendendo até mesmo para as telas de carregamento do título.
Elementos básicos de gameplay, como a habilidade de correr ou pular, não podem ser patenteados, porém as empresas podem conquistar a exclusividade de mecânicas únicas de seus jogos. O maior exemplo disso é o sistema Nemesis criado para a franquia Middle-earth, que foi registrado pela Warner Bros. Games e não pode ser usado por nenhuma outra desenvolvedora.
Não se sabe se as patentes serão concedidas a Nintendo, mas a realização dos pedidos deixa claro que a empresa quer evitar ao máximo as cópias de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Mas vale ressaltar que a Big N listou mecânicas como "ficar em pé sobre objetos em movimento" e até mesmo "se pendurar nas bordas de objetos", que são movimentações que fazem parte de inúmeros jogos.
É improvável que as patentes sejam concedidas, mas a ação da Nintendo abre um precedente perigoso para a indústria de games como um todo. Caso isso se torne o padrão da indústria, as patentes podem acabar limitando bastante o mercado de games, especialmente o de desenvolvedores indie.