Nintendo aplica sistema antipirataria para o Switch
Ferramenta disponível visa proporcionar uma camada adicional de segurança aos jogos
24/08/2023
O software de proteção contra pirataria, Denuvo, está agora acessível para desenvolvedores que criam jogos para o Nintendo Switch. Essa ação faz parte dos esforços da renomada empresa japonesa para combater softwares ilegais em seus dispositivos móveis.
Veja também:
+ Nintendo anuncia que MUDARÁ a voz de Mario
+ Nintendo confirma presença na Brasil Game Show 2023
+ Nintendo quer patentear mecânicas de Zelda: Tears of the Kingdom
A Irdeto, empresa especializada em cibersegurança, informou em um comunicado que a principal ferramenta é o "Nintendo Switch Emulator Protection". Esta ferramenta, disponível através do Nintendo Developers Portal, visa proporcionar uma camada adicional de segurança aos jogos. A empresa destacou que, mesmo que um jogo esteja seguro no PC, sua versão para o Nintendo pode ser emulada e jogada em um computador desde o lançamento.
"Isso pode acontecer com qualquer um dos inúmeros jogos disponíveis no Nintendo Switch. Ao bloquear emulações não autorizadas no PC, os estúdios conseguem aumentar suas receitas durante a janela de lançamento do jogo, que é o período mais importante para a monetização. A proteção do emulador do Nintendo Switch garantirá que qualquer pessoa que deseje jogar o jogo tenha que comprar uma cópia legítima."
De acordo com a Irdeto, ao impedir o acesso a jogos ilegais, o Denuvo possibilitará que os estúdios de desenvolvimento ampliem seus lucros. A empresa destaca que sua solução se encaixa de forma simples no processo de criação de jogos e não compromete a experiência do usuário. "A ferramenta possibilita a inclusão de verificações no código, impedindo o gameplay em emuladores."