CBLOL 2023: paiN disputará sua 10ª final em setembro, a quarta consecutiva
Os Tradicionais se firmam como a equipe do CBLOL que mais disputou finais na história, mas com a sina de ter perdido as últimas três
28/08/2023
Com a vitória sobre a RED Canids Kalunga neste domingo (27), a paiN Gaming se classificou para sua 10ª final de CBLOL na história, e a quarta consecutiva, sendo também uma das organizações mais antigas do cenário. A marca, porém, não é tão positiva para o público, já que os Tradicionais perderam as últimas três finais que disputaram.
Veja também:
+ CBLOL 2023: RED, INTZ e paiN decidem último finalista neste fim de semana
+ LCK 2023: KT vence Hanwha e vai ao Mundial; DK e DRX jogam amanhã
Disputando o CBLOL desde seus primórdios, em 2012, a paiN Gaming disputou nove decisões de campeonato, vencendo três vezes: Em 2013, no 2º split de 2015 e no 1º split de 2021. Por outro lado, foram seis vices ao todo, com três deles ocorrendo no último um ano e meio: Em 2014, no 2º split de 2017, no 2º split de 2020, em ambos os splits de 2022 e na primeira etapa de 2023.
A Grande Final de Recife, marcada para o dia 9 de setembro, será mais uma oportunidade dos Tradicionais quebrarem a sequência negativa e aliviarem a sina de terem mais vices do que títulos. O desafio, porém, não será nada fácil, já que um outro tabu aguarda a paiN em Pernambuco: a LOUD.
A LOUD, liderada pelos ex-jogadores da própria paiN, Robo e Tinowns, se tornou uma verdadeira pedra no sapato dos Tradicionais. Das três últimas finais que a paiN disputou e perdeu, duas foram contra a LOUD, e o pior: ambas foram derrotas por 3x0. Além disso, a paiN Gaming não vence a verduxa em séries Md5 há um ano.
A última vitória Tradicional, em séries Md5 e no clássico, foi no dia 21 de agosto de 2022, quando a equipe venceu a verduxa por 3x2 na Final da Upper Bracket do 2º split. Depois disso, foram quatro vitórias da LOUD: três por 3x0 e uma por 3x1, já incluindo as duas etapas de 2023.
Um outro tabu incômodo que a paiN tentará quebrar em Recife é o de nunca ser campeã do CBLOL sem um dos ídolos da organização, brTT. O antigo AD Carry, e atualmente ex-jogador profissional de League of Legends, estava presente nos três títulos erguidos pela paiN em sua história, e nos momentos em que ele não atuava pelos Tradicionais, o clube acumulou somente fracassos em finais.
A Grande Final do 2º split do CBLOL 2023 será no dia 9 de setembro, em Recife. O vencedor será coroado campeão brasileiro e também representante do país no Worlds 2023, o Mundial de LoL.