VCT Americas 2024: The Guard não disputará torneio após não assinar contrato
A organização foi campeã do VCT Americas Ascension, o que daria o direito de disputar o VCT Americas 2024 pelos próximos 2 anos
29/08/2023
Nesta terça-feira (29) a Riot Games emitiu um comunicado onde informou que a The Guard, equipe campeã do VCT Americas Ascension, não assinou o contrato para disputar o VCT Americas 2024, competição que havia ganhado o direito de participar por ter sido campeã do torneio Ascension.
Veja também:
+ Torneio de Valorant em SP vai reunir 32 equipes amadoras
+ Elon Musk é vaiado durante torneio de Valorant: "Traga o Twitter de volta"
+ Valorant Champions 2023: EG vence Paper Rex e se torna campeã mundial
A publisher do League of Legends e Valorant, além de organizadora de ambos os cenários profissionais, declarou também que nenhuma equipe será promovida do Ascension deste ano para o VCT Americas 2024, e que o torneio será disputado somente pelas dez equipes originais.
Na época que conquistou o título do Ascension, a The Guard chegou a anunciar que disputaria o VCT a partir do ano que vem.
O torneio Ascension é a oportunidade das equipes vindas do Challengers para disputar as Ligas Internacionais, que estão no sistema de Franquias, mas possuem uma vaga em aberto, justamente com o objetivo de estimular os times do considerado "Tier 2". A meta da Riot Games é aumentar o número de participantes para 14 até 2027.
Vale lembrar que, recentemente, a publisher anunciou o formato e o calendário oficial do cenário competitivo de Valorant para o ano que vem, juntamente com os anúncios dos Masters de Madri e Xangai, além do Sistema de Pontos de Campeonato, que substituirão o Last Chance Qualifier. Tal planejamento foi alvo de críticas por parte da comunidade, além de jogadores e treinadores.
Um dos argumentos da comunidade de Valorant é que o estímulo para a existência de organizações a nível nacional, nos Challengers, era muito pouco. A Riot anunciou, para o ano que vem, o novo sistema de Times Afiliados, para facilitar a migração de jogadores do Challengers para o Champions Tour.