BGS 2023: Bruno Pato entrevista Takashi Iizuka, produtor de Sonic Superstars
Será que teremos um projeto futuro do Sonic para a realidade virtual? O produtor de Sonic Superstars e diretor do Sonic Team responde
16/10/2023
Com o lançamento de Sonic Superstars, o produtor do game Takashi Iizuka marcou presença na Brasil Game Show 2023 para divulgar o título. E claro que o SBT Games estava lá para descobrir mais sobre o mais novo jogo do Ouriço da SEGA.
O nosso apresentador e repórter Bruno Pato realizou uma entrevista com Iizuka-san e contou pra gente sobre tudo que o produtor revelou sobre Sonic Superstars e quem sabe de um futuro projeto:
Confira abaixo a transcrição completa da entrevista de Bruno Pato com Takashi Iizuka na Brasil Game Show 2023:
BRUNO PATO: Eu quero saber sobre o processo criativo do Sonic Superstars.
TAKASHI IIZUKA: Pro Sonic Superstar, o processo foi chamar Naoto Ohshima, criador original do Sonic, atualmente na Arzest e então juntar essas suas equipes para desenvolver o Sonic Superstars.
PATO: E sobre o multiplayer? O modo cooperativo? Acredito que isso seja algo completamente novo na franquia Sonic, certo?
IIZUKA: A maioria dos jogos que fizemos foram single-player, mas para renovar a forma clássica do Sonic nós fizemos esse modo cooperativo para você poder jogar com sua família e amigos.
PATO: E qual é a duração do jogo? Quanto tempo vai levar para fazermos tudo nesse brilhante mundo do Sonic?
IIZUKA: Bom, para não estragar a experiência das pessoas eu não vou falar um tempo específico mas posso falar que o jogo tem mais conteúdo que os outros jogos do Sonic costumam ter e nós também colocamos algumas coisinhas para após você finalizar o jogo.
PATO: Eu quero saber qual é a diferença principal entre trabalhar com o Japão e a América
IIZUKA: Então, o Sonic nasceu no Japão mas ele é muito mais popular em regiões como o Estados Unidos e o Brasil. Por conta disso, o nosso foco inicial no desenvolvimento é justamente o mercado ocidental quando estamos criando um novo jogo.
PATO: Bom, o Brasil ama a SEGA e o Sonic. Como é a sensação de estar aqui no Brasil e receber esse amor do público brasileiro?
IIZUKA: Eu sempre soube desse amor dos brasileiros pelo Sonic. Geralmente nas redes sociais quem mais manda mensagens são os fãs do Brasil, então todas as vezes que tenho a oportunidade de estar com os fãs brasileiros eu fico bastante animado.
PATO: Eu quero saber qual é o maior desafio de fazer algo completamente novo com o Sonic em um grande jogo como esse.
IIZUKA: O Sonic, de modo geral, possui muitos fãs no mundo todo então o maior desafio é manter a jogabilidade tradicional que todo mundo sempre gostou, mas colocar coisas novas e sempre surpeender o pessoal. A gente sabe que se tirarmos muito do que havia antes os fãs não irão gostar e isso vai repercutir. Então temos a preocupação de manter um equilíbrio para que todos gostem mas ainda sejam surpreendidos.
PATO: Agora eu vou deixar o meu coração falar, tá? Eu lembro quando eu era uma criança, isso trinta anos atrás, nós ficamos sabendo que havia esse novo console que era super rápido e tinha um ouriço que corria e fazia loops e outras coisas. E então eu liguei pela primeira vez o meu Mega Drive e eu ouvi "SEGA", e aquilo era tão rápido, era algo que nós nunca tinhamos visto antes. Você poderia falar um pouquinho sobre essa revolução de 30 anos atrás e como você manteve esse excelente e maravilhoso trabalho até hoje?
IIZUKA: Como já mencionei em outras ocasiões, eu não fazia parte da SEGA na época dos Sonic 1 e 2 mas eu me surpreendi com esses jogos assim como todo mundo e foi por conta disso que eu entrei na SEGA e pude participar de Sonic à partir do Sonic 3 e todas as vezes que eu estou desenvolvendo algo novo eu tento trazer o mesmo sentimento de surpresa que eu tive quando vi os dois primeiros jogos, para que todos se lembrem desse mesmo sentimento.
E para não perder a oportunidade de tentar encontrar alguma informação sobre um projeto de Sonic para dispositivos de realidade virtual, Bruno Pato encerrou a entrevista questionando se existem planos de levar a franquia para os headsets de VR.
"Quando saiu o PlayStation VR, nós fizemos testes na SEGA de como seria Sonic em primeira pessoa mas como é muito rápido, ficamos um pouco enjoados e vimos que não daria certo sem várias mudanças. E por mais que VR não seja o nosso foco no momento, nós temos interesse nessa área", declarou Iizuka.
Sonic Superstars tem já está disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.