Review: Sonic Superstars vale a pena?
Veja nossa análise do game que foi lançado em meio a um outubro cheio de grandes jogos
25/10/2023
Sonic Superstars causou uma boa impressão logo de cara, quando foi revelado durante o Summer Game Fest em junho. Seus trailers iniciais mostravam que o game estava trazendo de volta o querido estilo de plataforma 2D, cores vivas e a adição de quatro personagens jogáveis, cada um com suas habilidades distintas. Parecia ser o que os fãs desejavam, aguardando ansiosamente pelo regresso do ouriço azul às suas origens clássicas. Nesse review vamos falar se essas expectativas foram atendidas e se vale a pena jogar Sonic Superstars.
Voltando as origens
Em Sonic Superstars, presenciamos o retorno do familiar Dr. Eggman, representado muito bem nos filmes de Sonic por Jim Carry. Um ponto importante de se dizer é que os filmes podem ter influência direta no desejo de consumo do público, dessa franquia que já teve seus anos dourados.
Como é habitual, o vilão de bigode imponete, que não é Jim Carry, almeja a dominação global, se aliando a parceiros inesperados, como Fang, o Caçador, e Trip, uma nova personagem na vasta saga Sonic. Unidos, tramam para aprisionar as imensas criaturas das Northstar Islands, com o maquiavélico plano de convertê-las em submissos Badniks robóticos, caso triunfem em sua ousada missão.
A responsabilidade de barrar Eggman definitivamente recai sobre Sonic, Amy, Knuckles e Tails. Ao percorrerem os exigentes terrenos das Northstar Islands, desvendarão, a cada momento, os enigmáticos mistérios que cercam a enigmática personagem Trip.
Devagar para ser rápido, e muito rápido para ser devagar
Em Sonic Superstars, o foco está em sua maioria na experiência de jogo. Apesar de o título apresentar inovações interessantes e uma variedade ampla de estilos de jogabilidade, alguns aspectos cruciais acabam necessitando de refinamento. Com um tempo médio de 4 a 5 horas para completar a primeira rodada, Sonic Superstars também se destaca pelo seu fator replay, impulsionado pela adição de um quinto personagem jogável, que adiciona um novo olhar à narrativa.
Os heróis, de forma marcante, detêm habilidades únicas, agregando variedade à jogabilidade. Knuckles tem a habilidade de planar e escalar paredes, Tails alça voo com suas caudas, Amy tem a vantagem de um salto duplo e Sonic, que, bem... parece por diversas vezes ser "o pior" personagem entre os quatro disponíveis. Isso porque o ouriço azul parece ter uma gameplay mais lenta, se comparada a seus companheiros.
E falando em velocidade, o jogo tem um level design que pode-se dizer que é confuso, atrapalhando na fluidez do game. Em algumas fases a exploração torna-se difícil, e você não consegue identificar se aquele é um caminho diferente ou se levará para o mesmo lugar de outro que você já fez. Fato é que você se vê preso em uma situação de que se avançar rápido demais deixará coisas para trás, mas ao mesmo tempo a exploração não parece ser tão recompensadora.
Os pecados de Sonic Superstars
Trazendo aqui os maiores pontos que Sonic Superstars deixa a desejar, temos a trilha sonora. Uma franquia que ficou marcada por uma trilha sonora tão encantadora, trouxe aqui em Sonic Superstars algo mais genérico, que é facilmente esquecível.
O level design, como dito anteriormente, também deixa a desejar em alguns aspectos, que são salvos pelos gráficos polidos e ambientação que o jogo traz.
E por fim, mas não menos importante, temos os minigames. Aqui é onde nosso ouriço azul escorrega de sua rápida corrida. Os minigames de Sonic Superstars não são lá essas coisas, sendo em alguns momentos repetitivos e monótonos. Ao coletar os anéis você é até recompensado em poder jogar um deles, ao passar de checkpoints, mas é louvável dizer que eles acabam ficando enjoativos. Há alguns tipos de mini jogos, como voar por alguns segundos coletando aneis e outros em que você tem que passar por diversos obstáculos para coletar moedas bônus.
Há ainda outro tipo deles em que você tem que se agarrar a esferas azuis, em um ambiente 3D, e perseguir uma moeda que, por diversas vezes, parece inalcançável.
Onde Sonic Superstars brilha
Após trazermos à luz todos os problemas de Sonic Superstars, chega a hora de dizer ao ouriço onde é que ele acertou em sua aventura. Os gráficos são excelentes, e vemos cenários que trazem brilho às corridas de Amy, Tails, Knuckles e Sonic, enaltecendo também suas construções que estão bem polidas.
O mesmo se aplica à ambientação, que, possivelmente, representa um dos pontos altos do jogo. Ainda que o design dos níveis não atenda totalmente às expectativas, a elaboração dos ambientes merece reconhecimento. As fases são bem diferentes uma das outras, e o visual acerta em todas elas.
O principal ponto está na diversão. Apesar de torcer o nariz no começo de gameplay, ao longo da jogatina fui me divertindo cada vez mais. O game tem um sistema coop interessante, que agrega muita diversão para dois ou mais jogadores nos variados modos de jogo do título. E seguindo na mesma onda de Super Mario Bros. Wonder, da Nintendo, a SEGA acertou em no quesito nostalgia. Apesar da falta de trilha sonora marcante, Sonic Superstars nos remete a uma era dourada dos jogos 2D que tanto divertiram os jogadores.
Afinal, Sonic Superstars vale a pena?
Com grafos vivos e bem coloridos, Sonic Superstars não alcançou o potencial que tinha de chegar novamente ao topo, lugar de onde nunca deveria ter saído. O jogo apresenta uma variedade de jogabilidade e inovações que, poderiam ter sido mais assertivas nessa mistura. No entanto, a realidade se mostra um pouco confusa, com um level design e trilha sonora que fazem o nosso ouriço derrapar.
Para jogadores que retornaram a franquia, como eu, o jogo é divertido e não compromete. Rende boas horas de diversão, principalmente se você tiver amigos para jogar. Já os fãs mais ávidos de Sonic podem se sentir frustrados, principalmente por perceber que o ouriço azul não alcançou a sua velocidade completa em Sonic Superstars.
Vale ressaltar uma menção honrosa à Takashi Iizuka, que tanto fez pela indústria dos jogos nas últimas três décadas. Durante a Brasil Game Show tivemos a honra de entrevistar o, agora, diretor criativo do Sonic Team, sendo responsável por Sonic Superstars e demais lançamentos da franquia. Confira abaixo nossa conversa com ele e demais aspectos que a equipe de desenvolvimento buscou trazer em Sonic Superstars: