LoL: Japão perde vaga direta em torneios internacionais
A Riot Games anunciou mais uma fusão entre regiões no cenário competitivo de League of Legends, com o Japão perdendo sua vaga direta.
27/11/2023
Na madrugada desta segunda-feira (27), a Riot Games anunciou mais uma fusão entre regiões. Assim como aconteceu com a Rússia e Turquia, que se fundiram à Europa e perderam suas vagas diretas no MSI e Worlds, agora foi a vez da Oceania e do Japão, que vão se unir à PCS a partir de 2024.
2024 PCS?????? | ????????
? LJL?League of Legends Japan League? (@Official_LJL) November 27, 2023
????LJL?????PCS??????????????
LJL?PCS?LCO??? 11???????????????????????????
???????????? pic.twitter.com/7IsvAe3k6X
Com isso, a liga japonesa LJL deixa de ter uma vaga direta em torneios internacionais da Riot Games, como o Mid-Season Invitational e o Mundial de League of Legends, o Worlds, já que tanto os times japoneses quanto os da Oceania, vão disputar os playoffs da PCS, junto com equipes como PSG Talon, CBTC Flying Oyster, etc.
A LJL e a LCO continuarão com seus splits em Fase Regular, mas somente os melhores vão disputar os playoffs da liga do Pacífico. No caso, serão os três melhores times do Japão e os dois melhores da Oceania, que vão se juntar aos seis melhores da PCS, fechando a fase de mata-mata da região.
+ T1 conquista o Tetracampeonato com show de Oner
+ Próximo mundial de LoL será no Reino Unido
+ CBLOL 2024: paiN acerta chegada do suporte, Kuri, diz site
Ao todo, 11 equipes irão disputar a Fase Eliminatória da liga do Pacífico, que será dividida em duas etapas, ambas com dupla eliminação. Ou seja, para que equipes japonesas e da Oceania voltem a disputar um torneio internacional, terão que ir bem no mata-mata da PCS.
A DFM foi a representante japonesa nos dois torneios deste ano, mas não teve uma boa campanha em ambos e foi eliminada cedo. Já a Oceania não mandou equipes em 2023, e sua última representação foi com a Chiefs, no Worlds 2022.
A Riot Games ainda não comentou sobre como ficarão as divisões de vagas nos torneios internacionais. Até este ano, a PCS tinha duas vagas no Mundial, com ambas as equipes disputando a Fase de Entrada do Mundial, enquanto que somente o campeão disputava o MSI.
Com a decisão tomada pela Publisher, somente duas regiões Minors ainda continuam com suas vagas diretas: a América Latina (LLA) e o Brasil (CBLOL). Vale lembrar que o Vietnã segue com suas duas vagas diretas ao Mundial e vaga do campeão ao MSI.
Veja também: paiN Ignis jogará o campeonato beneficente