Publicidade
SBT Games

Valorant: Após ataques, caso de srN vai ao MPF e comunidade presta apoio

A jogadora vencedora de duas categorias no Prêmio eSports Brasil 2023 vem sofrendo ataques virtuais desde então.

srN Valorant 2023

16/12/2023

Publicidade

Desde que venceu duas categorias do PeB 2023, a jogadora de Valorant, srN, vem sofrendo constantes ataques virtuais, o que a motivou a até apagar seus perfis nas redes sociais. A atleta de 16 anos chegou a emitir um comunicado e cancelou sua presença na premiação Taça das Minas.

Diante deste cenário, a Deputada Federal de São Paulo, Erika Hilton (PSOL), comunicou que oficiou o Ministério Público Federal em pedido de abertura de investigação em relação aos ataques sofridos pela jogadora, na tarde deste sábado (16).

A atleta recebeu comentários ofensivos desde que venceu os dois prêmios no PeB 2023, mas os ataques ganharam proporções ainda maiores depois que o Deputado Nikolas Ferreira (PL), fez uma publicação em suas redes sociais falando sobre o tema com o vídeo de srN sendo a premiada no evento.

Erika Hilton pediu para que o deputado do PL fosse investigado por "apurar a prática, disseminação e incitação de transfobia, além de discriminação, violência e opressão." Em sua publicação nas redes sociais, a deputada ainda prestou solidariedade à srN e explicou que a categoria onde a jogadora venceu é voltada para mulheres cis, trans e pessoas não-binárias.

"Nicolas (srN), uma pessoa não-binária, venceu a premiação", declarou. A Deputada disse ainda que os ataques foram coordenados e que páginas extremistas também abordaram o assunto.

srN fora da Taça das Minas

Diante de todos os acontecimentos, a jogadora, que estava cotada para participar de mais uma premiação, a Taça das Minas AWARDS, decidiu cancelar sua participação por questões de segurança.

Daiki se desculpa

Assim que srN foi declarada vencedora, algumas personalidades do cenário de Valorant discordaram publicamente da decisão, uma delas foi a jogadora da Team Liquid, Daiki. Com os ataques transfóbicos ocorrendo nos dias seguintes, ela publicou um pedido de desculpas a srN e defendeu a jogadora das ofensas.

"Quando fiz meu tuíte, não passou pela minha cabeça que usariam, isso para incitar ódio para srN. Sei que foi falta de responsabilidade minha. Confesso que foi tudo no calor do momento, mas que, independente de tudo, não justifica os comentários maldosos e criminosos que ainda estariam pairando por aí. Mas, de fato, algumas pessoas se sentiram confortáveis em falar certas coisas no post só porque não concordei para quem foi dada a premiação."

Daiki conclui pedindo "mil desculpas a todos, principalmente à srN." A jogadora disse também que conversou com srN no privado e achou importante vir a público prestar o apoio.

srN venceu como melhor jogadora feminina de Valorant e atleta revelação feminina no Prêmio eSports Brasil 2023.

Veja também: Prêmio eSports Brasil 2023: Confira todos os vencedores desta edição

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade