Hacker que vazou GTA 6 é condenado a prisão perpétua em hospital
Ele foi o responsável pelo vazamentos de vídeos do jogo em estágio inicial de desenvolvimento
22/12/2023
Grand Theft Auto VI (GTA 6) foi alvo de um grande vazamento em setembro de 2022, o que revelou a sua existência e muitas imagens de gameplay da build de desenvolvimento do game. Agora, o hacker Arion Kurtaj, de 18 anos, recebeu a sentença de prisão em um hospital por tempo indeterminado, onde só poderá ser libertado futuramente caso os médicos atestem que ele não representa mais perigo para terceiros.
O julgamento durou sete semanas e revelou que Kurtaj foi membro da Lapsus$, um grupo internacional de hackers e, para além disso, foi o responsável por invadir as companhias Rockstar Games, Nvidia e Uber, o que acusou prejuízos de US$ 10 milhões. De acordo com as informações reveladas no processo, ele hackeou a companhia a partir de um quarto de hotel, utilizando apenas um Amazon Fire TV Stick conectado a uma televisão.
Ao roubar informações sobre GTA 6, Kurtaj ameaçou a Rockstar, buscando conseguir uma compensação em dinheiro. O hacker foi condenado e seguirá no hospital por conta de ser uma pessoa dentro do espectro autista.
Arion Kurtaj foi preso pela polícia de Londres na cidade de Oxford, em setembro de 2022, após um vazamento de 90 vídeos de builds iniciais de GTA 6, que não havia sido revelado pela Rockstar até então. Ele se declarou inocente, mas as investigações confirmaram sua atuação no vazamento.
Grand Theft Auto VI tem lançamento previsto para 2025 nas plataformas PS5 e Xbox Series X/S.