Jogar Mario Odyssey pode reduzir depressão, revela estudo Alemão
Pesquisa sugere que videogames sejam aliados no tratamento de transtornos mentais

Um estudo na Alemanha descobriu que jogar Super Mario Odyssey pode diminuir significativamente os sintomas depressivos. Envolvendo indivíduos com transtorno depressivo maior, o estudo concluiu que o jogo, como uma terapia complementar, reduziu os sintomas de depressão em quase 50%.
+ Vídeo raro de Super Mario 64 revela que um personagem foi excluído do jogo
+ Review: Super Mario RPG vale a pena? Confira nossa análise
O estudo contou com 46 pessoas diagnosticadas com depressão, usualmente não jogadores em seu tempo livre, divididos em três grupos: um jogando Super Mario Odyssey, outro usando o programa CogPack, e o terceiro recebendo tratamentos convencionais.
Avaliações antes e após o experimento mostraram que, após seis semanas, os jogadores de videogame apresentaram uma redução notável nos sintomas depressivos e um aumento na motivação para treinamentos cognitivos, em comparação aos demais grupos.
Vale ressaltar que embora os resultados sejam promissores, é importante abordar essas descobertas com cautela. Os videogames não substituem tratamentos profissionais de saúde mental, e mais pesquisas são necessárias para entender plenamente o potencial terapêutico e as limitações dos jogos eletrônicos no tratamento da depressão.