Dublador de Geralt de The Witcher se preocupa com domínio da IA no futuro
Doug Cockle criticou a prática de usar IA para manipular e "reciclar" vozes de atores
29/12/2023
Em entrevista à IGN, Doug Cockle, dublador de Geralt em The Witcher, falou de sua preocupação sobre a adoção da IA em jogos.
+ GTA VI: Campanha terá cerca de 40 horas, diz Leaker Confiável
+ Jogos em destaque: Novidades no PlayStation Plus Essentials de janeiro!
+ Luto: Kamar de Los Reyes, ator em Call of Duty, morre aos 56 anos
"A IA é inevitável e os produtores irão usá-la. Eles já fazem isso de diversas maneiras, preenchendo o background, dando voz aos NPCs e assim por diante, o que é lamentável porque essas vozes eram todas de seres humanos num determinado momento." Declarou o dublador.
Doug criticou a prática de usar IA para manipular e "reciclar" vozes de atores, alertando sobre os riscos de sua utilização para criar conteúdo prejudicial ou falso, como discursos racistas ou notícias falsificadas, ressaltando que o verdadeiro perigo está no uso inadequado:
Eles pegam a voz de alguém, colocam em seu banco de dados, digitalizam e usam para gerar coisas que a pessoa nunca disse. Há algo antiético nisso Alguém poderia usar a inteligência artificial para criar algo racista ou antiético usando a voz de Geralt, a minha voz. Neste ponto, a inteligência artificial torna-se perigosa. A IA não é o problema, são as pessoas que a usam.