Larian Studios diz NÃO aos serviços de assinatura
Swen Vincke sai em defesa da liberdade criativa e independência no desenvolvimento de jogos
17/01/2024
No recente turbilhão de notícias do universo dos games, uma declaração bombástica veio de Swen Vincke, o cérebro por trás do épico Baldur's Gate 3 e CEO da renomada Larian Studios. Em meio ao debate sobre o futuro dos videogames, Vincke bateu o pé: nada de serviços de assinatura para os títulos do estúdio!
No X, Vincke alertou que, se os serviços de assinatura dominarem o mercado, um "grupo seleto" vai basicamente ditar os games que chegam às nossas telas. Isso, segundo ele, é uma ameaça real à liberdade criativa e ao idealismo que impulsiona a indústria.
"Fazer um quadro de diretores dar ok para um projeto baseado no idealismo é quase impossível, e ele precisa de espaço para existir, mesmo que possa levar ao desastre", explicou o diretor de Baldur's Gate 3. "Modelos de assinatura sempre vão terminar em exercícios de análises de custo/benefício destinados a maximizar o lucro".
Whatever the future of games looks like, content will always be king. But it?s going to be a lot harder to get good content if subscription becomes the dominant model and a select group gets to decide what goes to market and what not. Direct from developer to players is the way. https://t.co/wEUvd5adt0
? Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) January 17, 2024
A estratégia da Larian Studios
A Larian Studios, conhecida por sua proximidade com a comunidade gamer, está decidida a manter esse elo. Vincke critica a crescente dependência de plataformas de distribuição digital, e a potencial mudança delas para modelos de assinatura. "Esse cenário selvagem", como ele chama, poderia levar a um mundo onde os gostos dos serviços de assinatura determinam quais jogos são desenvolvidos. Uma realidade que, segundo Vincke, não é nada desejável.
Vincke e o equilíbrio no ecossistema dos games
Apesar de sua posição firme, Vincke reconhece que os serviços de assinatura podem ser uma bóia de salvação para algumas desenvolvedoras, talvez a única chance de trazerem seus games ao mundo. Ele ressalta: "Não tenho problemas com isso". O que ele defende é a coexistência de múltiplos ecossistemas no mundo dos games, preservando a diversidade e a inovação.
Veja também:
+ Prêmios Steam 2023: Baldur's Gate 3 é eleito Jogo do Ano por usuários da Steam
+ Baldur's Gate 3 recebe SEIS prêmios no The Game Awards 2023
O futuro dos games está em jogo, e a Larian Studios já escolheu seu lado. Com Baldur's Gate 3 como estandarte, a batalha pela liberdade criativa e pela proximidade com o público gamer continua.