Publicidade
SBT Games

LCK 2024: Equipes se posicionam publicamente contra a Riot

De acordo com comunicado publicado nas redes sociais, as organizações sul-coreanas protestam contra o valor "estagnado" destinado aos times.

LCK Logo 2024

20/01/2024

Publicidade

Na madrugada de quarta para quinta-feira (17), as organizações que compõem a LCK publicaram um posicionamento conjunto onde exigem mudanças na maneira que a Riot Games esta conduzindo as franquias no país, mais especificamente, no valor revertido às organizações.

De acordo com o comunicado, o valor da Liga está estagnado há três anos, apesar dos esforços de todas as organizações em promover a LCK e aumentar seu engajamento, com números de audiência, vendas de artigos das equipes, entre outros.

"No entanto, apesar deste crescimento contínuo, a LCK não conseguiu aumentar o valor comercial da liga nos últimos três anos. Claramente, o crescimento da audiência da LCK contribuiu muito para a aquisição e retenção de usuários, vendas e crescimento dos negócios do League of Legends da Riot, mas a distribuição de lucros da equipe por meio do negócio de franquia da liga proposto pela LCK está crescendo negativamente e diminuindo a cada ano."

As equipes alegam que a Riot está diminuindo o investimento na LCK. As negociações, que aconteciam nos bastidores, foram suspensas e as orgs decidiram levar o assunto a público. Ainda segundo o comunicado, os efeitos da queda de investimento já são sentidos, onde os times não conseguem treinar normalmente, com atrasos no fornecimento de servidores de treino e erros frequentes no Cliente do jogo.

"Além disso, o pessoal dedicado da liga LCK está continuamente saindo para outros departamentos e outros esportes, e tarefas práticas e pertinentes para o crescimento da liga foram adiadas ou interrompidas", afirmam as organizações.

O comunicado diz também que a Riot Games ameaçou os sócios da Liga com "ações disciplinares", caso uma frente unida de todas as organizações fosse formada contra a publisher.

Apesar do posicionamento conjunto, de acordo com o site Dot Esports, a maior organização da LCK e atual campeões do mundo no LoL não participou do comunicado e discordou do mesmo em diversos pontos. A T1 optou por não se inserir na ação e seu CEO, Joe Mar, desativou sua conta no Twitter (X).

Confira o comunicado das organizações na íntegra:


"As 10 equipes que compõem a LCK Franchise League (doravante referida como LCK) chegaram a um consenso e vêm solicitando mudanças à liga LCK para a sustentabilidade da competição nos últimos três anos, mas, em última análise, chegaram a uma situação que não pôde ser resolvida amigavelmente.


Consequentemente, as equipes da LCK discutiram a questão de divulgar esses problemas estruturais e dificuldades, e com a maioria das equipes a favor, gostaríamos de expressar nossa posição da seguinte forma. Queremos informar que o restante das equipes não teve diferenças significativas na direção das mudanças, mas não puderam participar desta declaração conjunta devido a diferenças nos procedimentos e métodos.


No lançamento da LCK de 2020, as equipes acreditaram e participaram da visão apresentada pela Riot Games (doravante Riot) de "A Maior Liga de Esports Global do Mundo". As equipes cumpriram fielmente todos os seus esforços e obrigações por meio de investimentos de classe mundial em jogadores que participam da LCK. A liga LCK alcançou ótimos resultados dignos de seu nome desde o início, e a audiência, desempenho e base de fãs da liga continuaram a crescer.


No entanto, apesar desse crescimento contínuo, a liga LCK não conseguiu aumentar o valor comercial da liga nos últimos três anos. Claramente, o crescimento da audiência da LCK contribuiu significativamente para a aquisição e retenção de usuários, vendas e crescimento dos negócios do League of Legends (doravante LOL) da Riot, mas a distribuição de lucros para as equipes por meio do modelo de franquia proposto pela liga LCK está crescendo negativamente e diminuindo a cada ano.


A liga LCK nunca atingiu suas metas de vendas desde o início. Além disso, a distribuição paga às equipes nos últimos três anos é significativamente inferior à de outras ligas regionais importantes. Por outro lado, a liga LCK não está compartilhando ou persuadindo suficientemente as equipes parceiras da liga sobre visões e planos específicos para melhorar a situação atual.


Acima de tudo, as equipes estão muito preocupadas com a redução do investimento da Riot nos Esports e na LCK. Há uma série de situações em que os jogadores não conseguem treinar normalmente, como atrasos na disponibilização de servidores de competição para partidas de treino e frequentes erros nos clientes de jogo. Além disso, o pessoal dedicado da liga LCK está continuamente deixando a liga para outros departamentos e outros esportes, e tarefas práticas e pertinentes para o crescimento da liga foram adiadas ou interrompidas.


Por esses motivos, todas as equipes estão verdadeiramente preocupadas que investir exclusivamente na LCK e apoiar os jogadores já não seja um modelo sustentável. As equipes acreditam que a LCK está transferindo a responsabilidade pelo crescimento e sobrevivência para os jogadores e equipes sem resolver questões fundamentais, incluindo a estrutura de negócios.


No entanto, todas as 10 equipes ainda acreditam que a liga LCK tem o potencial de alcançar sua grande visão juntas. As equipes estão dispostas a continuar investindo para permanecer com seus fãs e jogadores a longo prazo. Portanto, estamos solicitando isso a todos os funcionários relevantes da Riot, incluindo o Comissário da LCK. Pedimos que participem de um diálogo ativo com as equipes para um futuro sustentável e uma melhor ecologia para a LCK. Em primeiro lugar, solicitamos respostas específicas para as seguintes questões.

  1. Expansão do investimento em pessoal dedicado da LCK e compartilhamento do direito de confiança do comissário.
  2. Melhoria da estrutura de negócios da liga, incluindo distribuição de vendas.
  3. Resolução do problema do número de jogos da LCK por ano, significativamente menor do que o de outros esportes profissionais.
  4. Resolução de problemas funcionais no jogo para melhorar o ambiente de treinamento.
  5. Planejamento e execução de um modelo de negócios escalável vinculado à propriedade intelectual do LOL.


Finalmente, revelamos por que as equipes decidiram tornar suas declarações públicas. Nos últimos três anos, as equipes expressaram suas opiniões sobre a 'estrutura sustentável da liga e das equipes' várias vezes de várias maneiras. No entanto, a liga LCK tem transmitido consistentemente a política da Riot unilateralmente. Mesmo nas negociações finais, em vez de chegar a um acordo amigável, fomos advertidos de que ações disciplinares poderiam seguir se levantássemos uma frente unida. Em outras palavras, as equipes são apenas forçadas a assumir responsabilidade como membros da LCK, e não recebem nenhum direito ou fruto do trabalho.


A LCK foi chamada de "A Liga de Esports Mais Bem-Sucedida do Mundo". Mas nos bastidores, a razão de ser das 10 equipes está ameaçada. Para manter o ecossistema da LCK, esperamos que a liga LCK e a Riot possam entender as dificuldades enfrentadas pelas equipes que são membros e parceiras da liga e tenham discussões sinceras com as equipes."

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade