Alerta no universo gamer: mais de 4 mil profissionais foram desligados no início de 2024
Projeções indicam continuidade das demissões no setor de games até 2025
25/01/2024
O ano de 2024 começou agitado no universo dos games, mas por um motivo preocupante. Logo nos primeiros dias do ano, a indústria testemunhou uma onda de demissões, uma continuação do cenário difícil do ano anterior.
Segundo um levantamento feito pelo Kotaku, já foram registrados quase 4.000 cortes, um número que reflete a instabilidade no setor.
Recentemente, estúdios renomados como a People Can Fly e a Black Forest Games anunciaram demissões significativas, com mais de 30 e 50 colaboradores dispensados, respectivamente.
No entanto, o impacto mais expressivo veio da Riot Games, que cortou 530 posições, o que representa 11% de seu quadro de funcionários, causando grande repercussão nas redes sociais e na comunidade gamer.
"Hoje, estou compartilhando uma decisão que esperávamos nunca ter que tomar na Riot. Esta decisão significa que estamos a eliminar cerca de 530 funções a nível global, o que representa cerca de 11% da nossa força de trabalho, com o maior impacto nas equipas fora do núcleo de desenvolvimento", disse Dylan Jadeja, CEO da Riot.
Conversas com executivos da indústria, reportadas pelo Game Industry, indicam que as demissões devem continuar até pelo menos 2025.
"Não apenas os desenvolvedores, mas publishers, mídia, empresas de serviços? Existem muitos negócios que não lucram em video games. Nós estamos olhando para até dois anos de dores", afirmou um CEO ao ser questionado pelo site no início deste ano.
Veja também:
+ Riot Games realiza movimento estratégico e demite 530 funcionários
+ Devil Jin ressurge em TEKKEN 8 com o poder demoníaco em novo trailer
+ Segundo rumores, Until Dawn retornará com versão turbinada para PS5 e PC
Em comparação com os 9 mil desligamentos de 2023, os números iniciais de 2024 já são alarmantes, e há uma incerteza crescente sobre quantos mais perderão seus empregos até o final do ano.