"Você escolheu não trabalhar em um Starbucks", diz CEO da Twitch
Dan Clancy, atual CEO da Twitch, participou de uma live com streamers brasileiros e respondeu sobre o baixo pagamento da plataforma.
29/02/2024
Há algumas semanas, o CEO da Twitch, Dan Clancy, participou de uma live com alguns criadores de conteúdo brasileiros, como Hayashii, Mount e Choke7, onde falou sobre a perspectiva da plataforma em relação a alguns assuntos, como Reruns e também as receitas aos streamers, considerada baixa pela grande maioria da comunidade.
"Eu sei que isso é muito desafiador para os criadores, porque você precisa bancar sua vida e isso requer consistência no pagamento. Agora, o problema que você está enfrentando, na verdade, não é exclusivo das lives. [...] Com a Twitch, não é tão diferente de muitas outras áreas criativas, é apenas que com todas essas outras áreas criativas, você não está em apenas uma plataforma, você consegue trabalhos em vários lugares. Nós somos o canal por meio do qual você ganha dinheiro, então é fácil dizer o que a Twitch pode fazer em relação a isso? A realidade é que você escolheu não trabalhar em um Starbucks, onde você recebe por hora, você sabe que não será menos e nem mais do que aquilo."
O executivo ainda explicou que a única maneira que a Twitch teria de resolver essa questão, em suas palavras, seria retirando a receita dos streamers dos meses de novembro e dezembro, e transferindo para os meses janeiro e fevereiro, quando o retorno costuma ser menor. Contudo, ele não deseja fazer isso pois não quer definir quanto dinheiro um streamer pode ganhar.
Dan ainda opinou que acredita que uma das grandes qualidades da Twitch é a fidelidade das comunidades. Para o CEO, essa é a vantagem da plataforma em relação a Tik Tok, Reels, etc, onde "os algoritmos podem ser muito específicos. Cansamos de ver pessoas que ficam grandes durante 6 meses, um ou dois anos, e depois somem."
"Temos que ser transparentes quando não tivermos uma resposta para você. Não devemos agir como se só porque nos importamos com você, vamos falar o que você quer ouvir. Precisamos dizer qual é a realidade para você possa planejar a sua vida", conclui Dan Clancy.
+ CBLOL 2024: Riot inocenta KaBuM! de acusação feita pela LOUD em suposto aliciamento de Ceos
+ CBLOL 2024: Robo elogia RedBert e vê rápida adaptação do suporte
+ CBLOL 2024: Semana 1 tem 51% a mais de audiência em relação a 2023
Nos últimos anos, a Twitch tem recebido diversas críticas dos criadores de conteúdo acerca do pagamento e da quantidade de ADs que são transmitidos durante as lives. Além disso, o valor do Sub Prime também já foi alvo de críticas, já que o valor pago pela ferramenta é considerado baixo.
Em janeiro deste ano, a plataforma anunciou uma flexibilização na forma de pagar os criadores de conteúdo, além de divulgar quanto cada sub prime valia para o criador, dependendo do país onde fosse o usuário que usou seu sub. No caso dos brasileiros, cada prime feito dá 60 centavos de dólar para o criador, aproximadamente R$ 3 reais.
Veja também: CBLOL 2024: Baiano e IDL são responsáveis por 56% da audiência