10 melhores jogos de Dragon Ball que você precisa conhecer
Kamehameha! Somente os jogos mais poderosos do Goku conseguiram entrar nesta lista, com títulos dos anos 2000 até hoje
08/03/2024
Com a recente morte de Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, os otakus e jogadores do mundo todos ficaram órfãos de uma mente brilhante de criação de universos fantásticos. Dragon Ball surgiu nos anos 1980 e é uma franquia muito popular composta por mangá, animes e um grande catálogo de jogos. Os combates são sempre frenéticos e cheios de cor em mais de 50 jogos de Goku e seus amigos. Por isso, o SBT Games resolveu ranquear os dez melhores jogos da franquia.
Para montar esta lista, utilizamos as avaliações do agregador de análises Metacritic, do pior para o melhor jogo. A plataforma reúne as análises dos principais veículos jornalísticos do mundo, que geram uma nota média de 0 a 100 para cada jogo. Em caso de empate de notas, o critério para a melhor colocação fica sendo a maior quantidade de notas.
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi (2005) - 72
O game de PS2 foi o primeiro de uma série e oferecia uma experiência de luta intensa com 81 personagens jogáveis em 90 formas e 10 estágios para batalha. Embora os controles e a jogabilidade fossem desafiadores para alguns, os fãs do mangá apreciavam a fidelidade aos elementos e a ação emocionante.
Dragon Ball: Xenoverse 2 (2016) - 72
Jogo de luta e RPG que oferece uma experiência imersiva para os fãs da série. Os jogadores podem criar seus próprios personagens para lutar ao lado dos personagens icônicos da franquia em eventos conhecidos pelos fãs. Há uma grande variedade de missões e batalhas emocionantes. Apesar de algumas críticas quanto à repetitividade das missões, o vasto conteúdo, os gráficos vibrantes e a jogabilidade dinâmica contribuem para uma experiência satisfatória. Xenoverse 2 continua a ser uma escolha popular entre os jogadores e tem uma comunidade ativa e ávida por conteúdos. Para 2024, a Bandai Namco já confirmou estar produzindo novos DLCs com novos conteúdos de história e personagens. Você pode jogar no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, PC e Nintendo Switch.
Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans (2009) - 73
Seguindo a saga dos Saiyajins do mangá, os jogadores de Nintendo DS foram transportados para uma aventura épica, de narrativa envolvente, combate estratégico por turnos e fidelidade ao material de origem.
Dragon Ball Z: Supersonic Warriors (2004) - 73
Jogo de luta para Game Boy Advanced (GBA) com os personagens de Dragon Ball Z. Com controles acessíveis e uma variedade de modos de jogo, o título era muito cativante. Supersonic Warriors surpreendeu os jogadores com chutes que arremessavam os adversários para bem longe e eram capazes de destruir montanhas.
Dragon Ball Z: Kakarot (2020) - 73
Um dos títulos mais recentes desta lista e com certeza um dos melhores em fazer o jogador e fã da franquia se sentir dentro de Dragon Ball Z, enquanto acompanha as aventuras dos Guerreiros Z. Sua jogabilidade é refinada e a narrativa é extremamente envolvente. Kakarot está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, PC e Nintendo Switch.
Dragon Ball Z: Legacy of Goku II (2003) - 75
Seguindo a tendência Final Fantasy de grandes mapas e personagens pequenos, este jogo de GBA colocava Goku e seus amigos para lutarem contra Androides e Cell. A jogabilidade não tinha nada de especial, mas a trama foi muito bem adaptada para o formato de game.
Dragon Ball: Advanced Adventure (2006) - 75
Os fãs de jogos de plataforma se divertiram muito com esta trama protagonizada por Goku criança. O game era bem simples, até por conta de sua época, mas valia a jogatina. Ele cativava os jogadores com sua fidelidade à série e desafios divertidos.
Dragon Ball Z: Budokai 3 (2004) - 77
Em uma mescla de 2D e 3D, este jogo de luta merece elogios pelo tempo e cuidado investido nos personagens. Os controles eram muito responsivos e os efeitos visuais de esquiva e ataques eram um show a parte. Além disso, era possível jogar com personagens icônicos originais ou personalizar da forma que agradasse o jogador.
Dragon Ball: Origins (2008) - 78
Mais um jogo com Goku criança no começo de sua jornada. Os controles deste jogo de ação e aventura de Nintendo DS eram muito intuitivos e a narrativa envolvente. Origins era capaz de agradar facilmente tanto os fãs de longa data da franquia quanto os novatos.
Dragon Ball Fighter Z (2018) - 87
O jogo de luta é extremamente fiel ao material original da obra de Toriyama, que é envelopado em visuais deslumbrantes e batalhas extremamente dinâmicas. Fighter Z traz diversos modos de jogo para agradar todo tipo de player, com modo Arcade, história e versus, podendo jogar sozinho ou reunindo os amigos.
Veja também
+ ATENÇÃO: Mortal Kombat 1 reserva uma surpresinha para você!
+ EA Games e a transformação digital: Como a IA está moldando o futuro dos jogos
Na indústria dos games, Toriyama deixou um grande legado não só por Dragon Ball, mas tendo trabalhado também em projetos de diversos jogos, como Dragon Quest, Chrono Trigger e mais recentemente Sand Land, jogo baseado em mangá de sua própria autoria.