Carolzinha SG conta sua rotina entre profissão e maternidade
Como é a vida de quem precisa alternar entre a skin mãe e a skin profissional em um mercado machista
08/03/2024
A rotina de uma pessoa que trabalha com games é sempre puxada. Os horários e a carga de trabalho não são muito convencionais, pois são povoados por campeonatos, eventos e lives. Para Carolina "Carolzinha SG" Salgueiro, que é streamer, apresentadora de esports, influenciadora da MIBR e mãe da Yaya, a rotina é ainda mais puxada. Mas ela é um grande exemplo da força feminina que atua de forma primorosa no mercado, sem deixar de lado a vida pessoal.
Exemplo de força desde a gestação
Carolzinha SG tem um tumor no cérebro que a impossibilitava de engravidar. Porém, durante o tratamento de quimioterapia por comprimidos, os efeitos do tumor foram neutralizados e uma gestação foi iniciada.
Manter esta gravidez era um grande risco. De acordo com a medicina, um aborto espotâneo a faria perder o bebê ou, caso conseguisse nascer, a criança teria alguma deficiência física ou mental por conta da quimioterapia no sangue da mãe.
"Perguntei se largar a medicação adiantaria e me responderam que não, além de ser perigoso para mim. Mas acreditei que tudo ocorre por um propósito, fui contra os médicos, larguei todo meu tratamento e me apeguei à gestação de risco. Foi bem difícil."
No sétimo mês da gravidez, a bebê já corria risco de nascer prematura a qualquer momento. Após o parto, a streamer teve hemorragia e quase morreu. Com ajuda de bolsa de sangue e tratamento intensivo, ela conseguiu se recuperar para cuidar de sua bebê, que veio ao mundo sem qualquer deficiência. Por isso, embora tenha sido difícil, esta mãe não se arrepende e afirma que "faria tudo de novo".
Veja também:
+ CamilotaXP e sua nova rotina de apresentadora, influenciadora e mãe
+ Morre Akira Toriyama, criador da popular franquia Dragon Ball
Rotina entre lives e dever de casa
Para dar conta de tudo, Carolzinha tem uma rotina muito estruturada no dia a dia. Suas manhãs são dedicadas à sua filha, que vai para a escola na parte da tarde enquanto a mãe faz reuniões e grava conteúdos. Depois da escola, Yaya ainda consegue brincar um pouco com sua mãe antes de sua hora de dormir e o retorno da mãe ao estúdio para fazer lives.
"Não sobra tempo para a Carol mulher no dia a dia, somente intercalo entre a skin mãe e a skin profissional", disse Carolzinha entre risos brincando com a situação. E a rotina fica ainda mais puxada em períodos de eventos. Como por exemplo o RMR do primeiro Major de CS2, que aconteceu recentemente e a apresentadora passou 19 dias em um fuso horário totalmente diferente para cobrir o evento.
"Às vezes saía de casa 4 horas da manhã, sem ver ela [Yaya] acordar, ou passava a noite virada em transmissão e chegava de madrugada com ela dormindo. Nessas horas, meus pais são minha rede de apoio, o que me possibilita abraçar oportunidades profissionais."
Há também diversas empresas com as quais a influenciadora trabalha que permitem que sua filha a acompanhe em gravações e eventos. "Na BGS, CCXP e em estúdios de gravação, às vezes ocorre de não ter com quem deixar ela e levá-la junto na correria. Agradeço muito as empresas que entendem isso e a recebem bem."
Recado para a mulherada
Em meio a um cenário bem machista, Carolzinha percebe também muita falta de apoio não só às mulheres, mas principalmente às mães. A influenciadora destaca como as ães são menos escolhidas para trabalhos e convites de eventos:
"Muitas empresas só lembram de nós para fazer um post bonito no Dia das Mães, mas no restante do ano costuma ser solitário."
Isso contribui bastante para um sentimento negativo que já se naturalizou entre as mulheres. Com tantas portas fechadas, há muita cobrança interna e diversas mulheres tendem a não se sentirem suficientes para dar conta de tudo. Mas a apresentadora faz questão de lembrar que o equilíbrio perfeito nunca vai existir.
"Criar um ser humano é um segundo trabalho, em tempo integral, sem salário e sem férias. E aguentar isso, não é pra qualquer um. Mãezinhas, vocês não têm ideia do quão fortes vocês são, mas não esqueçam de vocês como mulheres, não desistam dos seus sonhos. Vocês conseguem!"
A streamer e influenciadora conta que sempre é abordada por outras mulheres que a veem como inspiração. Por conta disso, Carolzinha se diz a disposição delas para o que precisarem: "amo manter contato e ajudar elas no que eu puder. Então, minha DM está aberta para quem precisar". E com tantos anos no mercado, acabou se tornando uma referência entre as mães gamers.