Sony interrompe produção do PlayStation VR2, descubra o porquê:
Mesmo com 600 mil unidades vendidas em 6 semanas, o PSVR2 não sustentou o ritmo, ultrapassando apenas um milhão de vendas no primeiro ano.
18/03/2024
Diante de vendas aquém do esperado e um estoque crescente de unidades não vendidas, a Sony tomou a decisão de pausar a fabricação do seu dispositivo de realidade virtual, PlayStation VR2.
Apesar das expectativas iniciais, o aparelho, cujo preço gira em torno de US$ 550 (superando R$ 4 mil no mercado brasileiro), não conseguiu capturar o interesse do público, resultando em uma acumulação preocupante de estoque.
Desafios e Reestruturações
A Bloomberg destacou que, desde seu lançamento em fevereiro de 2023, as vendas do PSVR2 têm diminuído gradativamente, com a produção ultrapassando a marca de dois milhões de unidades.
Este cenário levanta questões sobre a estratégia da Sony para realidade virtual, especialmente após o fechamento de um de seus principais estúdios em Londres, especializado em VR, como parte de uma série de demissões que afetaram cerca de 900 funcionários.
Performance de Vendas do PSVR2
Apesar de uma estreia promissora, com quase 600 mil unidades vendidas nas primeiras seis semanas, o PSVR2 não conseguiu manter o ímpeto, atingindo pouco mais de um milhão de vendas em seu primeiro ano.
A temporada de festas de 2023 também não favoreceu o dispositivo, que ficou atrás de seus concorrentes nas listas de vendas, de acordo com análises do RoadToVR.
Um Futuro Incerto
Comentários recentes de Eric Lempel, chefe de negócios globais da SIE, ao Financial Times, destacam as dificuldades enfrentadas pelo setor de VR, mencionando que as expectativas para a tecnologia talvez fossem demasiado altas.
Veja também:
+ GTA RP revoluciona com delegacia especial para denúncias femininas
+ Tom Henderson confirma hardware do PS5 Pro e dá pistas sobre sua chegada, confira:
+ Squirrel with a Gun ganha novo trailer e janela de lançamento
Em uma tentativa de reverter essa tendência, a Sony está explorando a compatibilidade do PSVR2 com PCs, o que poderia expandir significativamente sua biblioteca de jogos e, potencialmente, sua base de usuários.