EPIC GAMES MOBILE: Empresa anuncia loja de apps para iOS e Android
Projeto foi revelado durante a conferência State of Unreal Livestream e deve ocorrer ainda em 2024
21/03/2024
A Epic Games é uma gigante no mercado de videogames e tecnologia, conhecida não só por jogos de sucesso como Fortnite e Rocket League, mas também pelo desenvolvimento do Unreal Engine, uma das ferramentas mais avançadas para criação de jogos.
Nesta quarta-feira (20), buscando expandir seus horizontes e alcançar o público do mobile, a empresa confirmou a intenção de lançar uma loja de aplicativos e jogos no iOS e no Android ainda em 2024 e apresentou ao mundo o conceito de como essa loja deve se parecer.
A ideia da Epic Games é criar uma loja que funcione tanto em computadores quanto em celulares, oferecendo jogos interessantes sem cobrar as altas taxas que a Apple e o Google costumam aplicar nas vendas dentro dos aplicativos, tornando o conteúdo mais barato para os usuários.
Por enquanto, a empresa mostrou apenas alguns jogos que já são populares na plataforma, como Rocket League Sideswipe. No entanto, a expectativa é que muitos outros desenvolvedores se juntem e coloquem seus jogos e aplicativos nesta nova loja, atraídos por condições mais vantajosas oferecidas pela Epic.
Além disso, a Epic Games mencionou que os usuários poderão acessar a loja nos celulares usando a mesma conta que já têm na versão para PC. No entanto, ainda não está claro se os jogos que são grátis no PC e têm versão para celular também poderão ser baixados sem custo adicional nos telefones.
No entanto, há um detalhe importante para os usuários de iPhone: por enquanto, a nova loja só estará disponível na Europa para esses dispositivos. Isso acontece por causa de uma lei europeia chamada Lei de Mercados Digitais, que permite instalar aplicativos de lojas alternativas, diferente das regras em outras partes do mundo.
Por isso, no Brasil e em outros países fora da Europa, a Epic Games Store, inicialmente, só poderá ser usada por quem tem celular Android, enquanto os usuários de iPhone terão que esperar um pouco mais para ver se as regras mudam e permitem o acesso à loja.
Essa iniciativa da Epic Games pode mudar a forma como baixamos aplicativos em nossos celulares, principalmente se outras regiões começarem a adotar regras semelhantes às da Europa, permitindo mais concorrência entre as lojas de aplicativos.