Publicidade
SBT Games

Por que os botões do controle do PlayStation têm formas ao invés de letras?

Na busca por transcender barreiras linguísticas, a Sony transformou simples formas geométricas em ícones universais de entretenimento

playstation

09/04/2024

Publicidade

Em 1993, Teiyu Goto, o designer responsável pelo primeiro PlayStation, quis romper com o convencional. Ele não só queria que o controle do novo videogame fosse funcional, mas também que carregasse uma identidade visual forte e única. 

Veja também:

Ex-presidente da Blizzard elogia os exclusivos da PlayStation: "Falam pouco e entregam muito"
Sea of Thieves poderá definir a chegada de mais jogos do Xbox ao PlayStation
Dois sucessos indies estão a caminho do PS Plus e você não pode perder

Seus principais objetivos eram tornar o aparelho amigável para jogadores do mundo todo e se destacar no mercado com uma proposta inovadora, bem diferente do padrão de letras usado por seus concorrentes.

.
Por que os botões do controle do PlayStation têm formas ao invés de letras?

Mas, muito maior que isso, a escolha de símbolos simples como o quadrado, triângulo, círculo e X permitia que o PlayStation falasse uma língua universal, conectando-se com jogadores de todas as partes do planeta.

Isso é especialmente relevante em regiões onde os alfabetos locais são muito diferentes do ocidental, como na Ásia, onde caracteres complexos e ideogramas predominam.

Quer ficar por dentro do

mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?

+ Clique aqui para seguir o canal do SBT Games

Sendo assim, a escolha dos símbolos foi, como sabemos, a seguinte:


Quadrado

Simboliza uma folha de papel, sugerindo menus ou documentos dentro do jogo. Apesar disso, ao longo do tempo, essa função se mesclou com a do botão Start.


Triângulo

Representa a perspectiva ou direção, pensando nos jogos 3D que começavam a ganhar popularidade, onde a visão e o controle da câmera são cruciais.

Círculo

Em situações onde é preciso escolher, principalmente nos menus, o círculo simboliza a escolha de "sim" ou a ação de "confirmar", enquanto o X indica "não" ou "retornar".

X

Interessante notar que, no Japão, a lógica se inverte, com o círculo sendo usado para afirmar e o X para negar. Essa diferença cultural, no entanto, acabou sendo adotada mundialmente.

Portanto, ao inovar no design dos botões do controle do PlayStation, a Sony não só fortaleceu sua marca no acirrado universo dos videogames, mas também definiu novos critérios para a facilidade de uso e a inclusão no design de controles.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade