Por que os botões do controle do PlayStation têm formas ao invés de letras?
Na busca por transcender barreiras linguísticas, a Sony transformou simples formas geométricas em ícones universais de entretenimento
09/04/2024
Em 1993, Teiyu Goto, o designer responsável pelo primeiro PlayStation, quis romper com o convencional. Ele não só queria que o controle do novo videogame fosse funcional, mas também que carregasse uma identidade visual forte e única.
Veja também:
+ Ex-presidente da Blizzard elogia os exclusivos da PlayStation: "Falam pouco e entregam muito"
+ Sea of Thieves poderá definir a chegada de mais jogos do Xbox ao PlayStation
+ Dois sucessos indies estão a caminho do PS Plus e você não pode perder
Seus principais objetivos eram tornar o aparelho amigável para jogadores do mundo todo e se destacar no mercado com uma proposta inovadora, bem diferente do padrão de letras usado por seus concorrentes.
Mas, muito maior que isso, a escolha de símbolos simples como o quadrado, triângulo, círculo e X permitia que o PlayStation falasse uma língua universal, conectando-se com jogadores de todas as partes do planeta.
Isso é especialmente relevante em regiões onde os alfabetos locais são muito diferentes do ocidental, como na Ásia, onde caracteres complexos e ideogramas predominam.
Quer ficar por dentro do
mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?
Sendo assim, a escolha dos símbolos foi, como sabemos, a seguinte:
Quadrado
Simboliza uma folha de papel, sugerindo menus ou documentos dentro do jogo. Apesar disso, ao longo do tempo, essa função se mesclou com a do botão Start.
Triângulo
Representa a perspectiva ou direção, pensando nos jogos 3D que começavam a ganhar popularidade, onde a visão e o controle da câmera são cruciais.
Círculo
Em situações onde é preciso escolher, principalmente nos menus, o círculo simboliza a escolha de "sim" ou a ação de "confirmar", enquanto o X indica "não" ou "retornar".
X
Interessante notar que, no Japão, a lógica se inverte, com o círculo sendo usado para afirmar e o X para negar. Essa diferença cultural, no entanto, acabou sendo adotada mundialmente.
Portanto, ao inovar no design dos botões do controle do PlayStation, a Sony não só fortaleceu sua marca no acirrado universo dos videogames, mas também definiu novos critérios para a facilidade de uso e a inclusão no design de controles.