Dragon Ball: Em entrevista antiga, Akira Toriyama fala sobre envolvimento no anime
Akira Toriyama Archives revive entrevista rara de 1995 do falecido mangaká
22/04/2024
Publicada no site oficial de Dragon Ball, uma postagem do Akira Toriyama Archives reviveu um entrevista rara de Akira Toriyama, da edição de 1995 da Dragon Ball Daizenshuu Volume 3. Nela, o mangaká fala sobre sua participação no anime, compartilhando com os leitores seus pensamentos acerca da adaptação, como sua preferência por Masako Nozawa para dar voz a Goku.
Toriyama afirmou ter ouvido vozes de várias pessoas antes de escolher Nozawa e, na ocasião, não conseguia mais "separar Goku de Nozawa-san". Ele revelou ainda que a escolha da atriz que empresta a voz a Kuririn foi sua; Mayumi Tanaka marcou o mangaká após a performance como Giovanni em Yofukashi no Ginga Tetsudou.
O autor disse que assistia ao anime de Dragon Ball com seus filhos, tanto da perspectiva de criador quanto de espectador, e que tinha uma certa inveja pela animação poder fazer uso de iluminação, som e tempo - coisas que não são possíveis no mangá, claro.
"Com a animação, para explosões e coisas do tipo, você pode ter um flash de luz e depois expressá-lo com luz e som, mas no mangá, você não tem escolha a não ser escrever em letras, como 'BOOM.' Falta um pouco de impacto", explicou Toriyama.
Com a entrevista, também ficamos sabendo que, na época, Toriyama pouco exigia controle criativo do anime, o que, sabemos, viria a mudar depois, com o mangaká tendo maior participação nas decisões das adaptações.
O autor aproveitou o espaço para tecer inúmeras críticas a Dragon Ball Super por ter uma "animação pobre" nos primeiros episódios.
Veja também:
Em março deste ano, o mundo foi tomado pela triste notícia do falecimento de Toriyama, que sofreu de um hematoma subdural. Ele foi um dos mangakás mais influentes do mundo e deixou um legado incrível, no qual as pessoas têm interesse até hoje.
Quer ficar por dentro do mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?