Publicidade
SBT Games

Estamos na era de ouro das adaptações de games?

Repetidos acertos em produções baseadas em videogames tem levantado a questão sobre este ser o auge dos jogos em outras mídias

Imagem promocional de Ella Purnell em Fallout

22/04/2024

Publicidade

Os videogames já ultrapassaram suas fronteiras tradicionais e se estabeleceram como uma força dominante na cultura pop global há certo tempo, não se limitando apenas ao mundo dos consoles e PCs, os jogos estão deixando sua marca em uma variedade de formas de expressão cultural, principalmente com sua expansão para as telas dos cinemas e produções para a TV. Graças as adaptações, diversas histórias amadas pelos gamers se tornaram conhecidas por um público muito maior e diverso do que os jogadores e cada vez mais vivemos recebendo anúncios de novas produções focadas em games.

O início de tudo

A adaptação de games para o cinema começou em 1993, com o lançamento de Super Mario Bros. O título desvirtuou várias das principais temáticas do personagem da Nintendo e foi muito mal recebido por fãs e crítica, mas com o passar dos tempos a indústria passou a evoluir a ideia de adaptar jogos para as telonas.

A partir de metade dos anos 90 e início dos anos 2000, produções como Mortal Kombat (1995), Lara Croft: Tomb Raider (2001) e Resident Evil (2002) levaram grandes franquias e seus fãs para as salas de cinema. E apesar de terem diferenças em relação aos jogos (especialmente no caso de Resident Evil), os números garantiram sequências e assim tivemos mais filmes adaptando jogos com o passar dos anos, principalmente com a franquia Resident Evil protagonizada por Milla Jovovich.

Imagem promocional de Resident Evil - O Hóspede Maldito
(Divulgação / Screen Gems)

A "Era de Ouro" das Adaptações

Apesar da quantidade de lançamentos, os fãs sempre viram problemas nas adaptações de suas franquias para o cinema, visto que elas tinham elementos muito diferentes dos que estavam presentes nos jogos, se utilizando dos nomes e certas pontos importantes presentes em suas narrativas, mas não sendo fieis aos eventos dos games. Mas nos últimos anos tivemos diversas adaptações que foram amadas por fãs e não-fãs de games, o que desencadeou uma sequência de grandes produções baseadas em franquias de sucesso.

Tudo começou com o anime de Castlevania, da Netflix, que estreou em 2017 e segue em exibição até hoje, mostrando a profundidade dos jogos na Konami em uma animação adulta feita pela Powerhouse Animation que mistura horror e aventura e surpreendeu muitos fãs, que podiam não aguardar algo tão bom vindo de uma adaptação feita por um serviço de streaming.

Ainda no mundo das animações, a série Arcane (baseada no universo de League of Legends) também foi usada como exemplo positivo de como adaptar uma franquia de jogos para o formato. Trazendo personagens amados do MOBA da Riot Games, a produção apresenta muitos dramas e uma narrativa madura, algo que surpreendeu fãs que não conheciam a história por trás do jogo.

Os últimos anos tiverem vários lançamentos também no live action, como os dois filmes de Sonic, novas adaptações de Mario e Mortal Kombat, além de séries para Halo e The Witcher, mas a produção que mais foi tida como responsável por "quebrar a maldição" das adaptações de games é The Last of Us, publicada em 2023 pela HBO. A série protagonizada por Pedro Pascal (Joel) e Bella Ramsey (Ellie) foi elevada ao status por conseguir traduzir muito bem os elementos presentes no jogo da Naughty Dog, desde os momentos mais tranquilos quanto a ação e as cenas mais pesadas, além de certas inclusões incríveis que melhoraram bastante certas histórias contadas ao decorrer do game. 

Imagem promocional de The Last of Us, da HBO
(Divulgação / HBO)

A adaptação mais recente que segue a incrível linha de acertos em produções baseadas em jogos é Fallout, disponível no Amazon Prime Video. A série mostra com maestria todos os elementos presentes na franquia da Bethesda, contando os efeitos de uma guerra nuclear e como o pouco que restou da humanidade sobreviveria em um mundo tão hostil e violento.

A partir daí, diversas outras produções passaram a ser anunciadas para streaming e o cinema, como adaptações de Death Stranding, Ghost of Tsushima, The Legend of Zelda e até mesmo Until Dawn e, apesar de muitas delas ainda não contarem com uma previsão de lançamento, o sucesso dos lançamentos recentes com certeza aumentam as expectativas para estes projetos. Isso dá o sentimento de que estamos na "Era de Ouro" das adaptações de games, algo que lembra bastante do auge das produções de super-heróis, que teve seu ponto mais alto com o Universo Cinematográfico da Marvel em Vingadores: Ultimato.

Outras formas de expressão cultural

Além do cinema e TV, os videogames também estão presentes em uma grande variedade de outras formas de expressão cultural. Publicações como quadrinhos, músicas e até mesmo moda apresentam histórias com citações a jogos ou se usam de conceitos criados neles para adicionar profundidade e/ou realismo para a sua produção.

Um caso recente é a canção "So High School", da cantora estadunidente Taylor Swift. Na letra, a artista cita Grand Theft Auto (GTA), uma das franquias mais influentes da história dos games. Já no mundo da moda, também tem sido influenciado pelo sucesso das produções, diversas marcas famosas fazendo collabs com franquias de sucesso para lançar peças temáticas que funcionem tanto para os mais interessados nos itens quanto nos gamers.

Quer ficar por dentro do mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?

+ Clique aqui para seguir o canal do SBT Games

Os jogos eletrônicos estão desempenhando um papel cada vez mais importante na cultura pop, o que por si só não influencia apenas na forma como consumimos entretenimento em uma variedade de mídias, mas também a forma e os gêneros dos games que jogamos. É uma troca mútua que vem quando uma franquia se expande: ao mesmo tempo que a narrativa de títulos como The Last of Us conseguem causar impacto no público geral que só conhece a série de TV feita pela HBO, a criação dos videogames passa a ser impactada pela forma que esta história é recebida pelo grande público, seja na forma de contar (o que pode levar a games com uma experiência mais próxima do cinema) ou até mesmo em certos elementos de gameplay.

De filmes a música, moda e além, os jogos estão deixando sua marca em todos os aspectos da cultura atual, moldando a forma como pensamos, nos vestimos e nos expressamos. Com um grande poder de contar histórias cativantes, criar mundos fascinantes e envolver os jogadores de maneiras únicas, os games são uma mídia poderosa e com um público muito fiel, o que garante que continuaremos a nos envolver em títulos envolventes nos anos que estão por vir.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade