Review: Sand Land é uma homenagem à Akira Toriyama
Sand Land é um RPG de ação baseado no mangá de Akira Toriyama lançado nos anos 2000

Sand Land é um RPG de ação inspirado no mangá de Akira Toriyama, lançado nos anos 2000. Desenvolvido pela ILCA, o mesmo estúdio por trás de One Piece Odyssey, o jogo promete uma experiência emocionante.
Neste review, vamos lhe oferecer uma visão geral do jogo, sem spoilers para aqueles que ainda não conhecem essa obra.
Contexto Histórico
Num futuro distante, a guerra devastou o planeta, deixando apenas uma terra estéril chamada Sand Land, onde a água é controlada por um rei ganancioso. O Xerife Rao, em busca de um lago perdido, pede ajuda ao rei dos demônios, que envia seu filho, Beelzebub, e o assistente Thief.
Juntos, eles embarcam numa jornada pelo deserto, enfrentando dragões, bandidos e o Exército do Rei! Essa é a premissa do jogo, do mangá e do filme de Sand Land dos anos 2000, e do anime de 2024, sendo lançado semanalmente na Star+.
O anime de 2024 continua explorando a obra de Akira Toryiama, criador de Dragon Ball, falecido este ano, com uma história semelhante ao jogo. Porém, algumas partes são narradas de forma diferente no jogo, para adequar as mecânicas de gameplay.
Não é necessário conhecer o mangá ou o anime para entender a história do jogo. Para os fãs da obra original, pode haver surpresas interessantes nesta versão.
Jogabilidade e Exploração
O jogo apresenta um vasto mundo para explorar, onde Beelzebub pode utilizar suas habilidades de combate corpo a corpo e magia oculta não apenas para derrotar inimigos, mas também para encontrar itens, explorando o mapa. Enquanto isso, Thief e o Xerife Rao oferecem suporte e conselhos ao Príncipe, indicando o caminho a seguir em sua jornada.
A jogabilidade pode ser dividida em duas partes: a pé e utilizando veículos. A movimentação a pé de Beelzebub é fluida, permitindo socar rochas em busca de minérios, correr, dar pulos duplos para alcançar lugares altos, passar por locais estreitos e perseguir inimigos. A câmera acompanha bem seus movimentos, seja controlando-o diretamente ou enquanto usa veículos.
Falando em veículos, há uma variedade de opções. O tanque de guerra oferece segurança e pode destruir rochas com mísseis para explorar. O Pulabot permite alcançar locais altos, com menor velocidade, mas capacidade de salto. Existem também motos, carros e outras opções que adicionam diversidade à jogabilidade, seja em combate, movimentação ou exploração.
Além do combate corpo a corpo e da movimentação, é possível adotar um estilo de jogo furtivo, onde Beelzebub deve agir com cuidado para se infiltrar e surpreender vigias. Esse modo furtivo permite explorar áreas patrulhadas por soldados, coletando itens para melhorar os veículos, que são essenciais na jogabilidade.
Sand Land e a região de Forest Land oferecem diversas áreas para explorar, proporcionando muitas horas de gameplay.
Missões Secundárias
Continuando a exploração de Sand Land, há uma variedade de atividades disponíveis neste mundo aparentemente vazio, mas rico em possibilidades. É possível auxiliar vendedores que são atacados por bandidos ou criaturas locais. Também é possível caçar esses monstros e bandidos, que são procurados por seus crimes.
Explorar cavernas e outras áreas para coletar itens importantes é uma parte essencial da jornada. Além disso, há diversas missões secundárias que envolvem ajudar pessoas, encontrar itens ou derrotar bandidos.
Embora essas atividades possam parecer repetitivas, elas têm o propósito de atrair mais habitantes para Spino, a cidade que serve como base do jogador. Ao trazer mais pessoas para Spino, é possível melhorar e desenvolver a cidade, tornando-a mais próspera e habitável.
Assim, apesar da monotonia das tarefas, a principal motivação para realizar as missões secundárias é a expansão e melhoria da cidade.
E o Combate?
Um dos pontos fracos de Sand Land é o combate. Embora o jogo se destaque pela história, cutscenes e exploração, o combate deixa muito a desejar.
O combate direto com Beelzebub é especialmente fraco. Com tantos veículos disponíveis, raramente você vai querer lutar a pé, recorrendo a essa opção apenas quando necessário. A movimentação durante o combate é limitada e a variedade de golpes é escassa, resultando em poucas opções além de socar repetidamente os inimigos.
Por outro lado, o combate com os veículos é mais divertido, oferecendo uma gama maior de opções, como mísseis e metralhadoras, que tornam a experiência em Sand Land mais agradável. A variedade de veículos permite escolher estrategicamente de acordo com os inimigos e o terreno.
No entanto, as batalhas contra os chefes, apesar de parecerem desafiadoras, acabam sendo comuns e tão repetitivas quanto os outros momentos de combate. Em resumo, a falta de variedade de inimigos torna o combate a parte menos interessante de Sand Land.
Customização e Árvore de Habilidades
Destacando os pontos positivos do jogo, é possível personalizar várias partes dos veículos, itens que não apenas mudam a estética, mas também alteram os atributos.
É possível equipar seu veículo com itens que aumentam a velocidade, o poder de ataque, a resistência, e assim por diante. Essas escolhas devem refletir seu estilo de jogo e a estratégia que deseja adotar para os diferentes momentos do jogo.
Além disso, a árvore de habilidades permite evoluir aspectos únicos de cada personagem. Isso faz com que Zao e Thief sejam mais úteis, tanto dentro quanto fora das batalhas, com suas habilidades passivas.
Gráficos e Desempenho
Os gráficos de Sand Land são impressionantes, e é possível notar várias referências visuais presentes em One Piece Odyssey, outro jogo produzido pela ILCA. O jogo está disponível tanto para a geração anterior quanto para a atual, e oferece bons gráficos e fluidez na taxa de quadros por segundo (fps) sem grandes problemas.
Experimentei a versão de PS5, que possui gráficos superiores à de PS4, mas não há uma diferença tão significativa durante o jogo. Acredito que aqueles que jogarem na geração anterior ficarão satisfeitos com o que o jogo oferece.
Afinal, Vale a Pena?
Se você é fã de jogos baseados em anime ou aprecia a obra de Akira Toriyama, Sand Land é definitivamente uma escolha que vale a pena. Apesar de alguns tropeços, é gratificante ver que a desenvolvedora do jogo está buscando um estilo de jogabilidade diferente dos tradicionais jogos inspirados em animes.
A ILCA está fugindo da fórmula básica que deu tão certo em jogos como Naruto Ultimate Ninja Storm, por exemplo. Aqui, não encontramos o típico combate em arenas, seja 1v1 ou em times, mas sim uma abordagem focada na exploração, apresentando uma narrativa que se diferencia da obra original, tudo sob a supervisão direta de Akira Toriyama.
É importante destacar que este foi o último jogo em que o mestre Akira participou ativamente antes de seu falecimento. Se você nunca ouviu falar de Sand Land ou não é fã de jogos baseados em animes, talvez seja melhor deixar este passar e focar em outros títulos de seu interesse.
No geral, Sand Land deixa uma impressão positiva, e espero ver mais jogos do gênero explorando estilos de jogabilidade diferentes.