Jovens de SP vencem Game Jam com jogo sobre visibilidade a pessoas em situação de rua
Evento destaca protagonismo de grupos com menos visibilidade e premia vencedores com R$ 12 mil
11/06/2024
A primeira Game Jam do Instituto Burburinho Cultural aconteceu de 6 a 8 de junho na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. O tema foi "Representatividade: O Protagonismo de Grupos e Pessoas que Têm Menos Visibilidade na Sociedade".
O evento contou com 44 competidores, divididos em dez equipes, e premiou os vencedores com um total de R$ 12 mil.
Vencedores e Seus Jogos
Primeiro Lugar (R$ 6 mil): Equipe Fundo do Poço, composta por Bruno Pacheco, Vallen Ferrari e Luan Novaes Araújo, com um jogo que aborda a visibilidade das pessoas em situação de rua.
Segundo Lugar (R$ 4 mil): Equipe Updog Software, com João Marcos Corrêa dos Santos, Lucas Rodrigues Alves, Abel Antônio de Souza Ferreira e João Lopes, por um jogo sobre personalidade borderline.
Terceiro Lugar (R$ 2 mil): Equipe Semibinários, formada por Miguel Kowarick Athayde, Isabella Peres, Thomaz Meniquete da Sila, Davi Alloza e Igor Ferreira, com um game sobre a descoberta de gênero não-binário.
A curadoria da game jam foi feita por Jeanine Adler, produtora e gerente de comunidade da GameJamPlus, e o evento foi apadrinhado por Derik Dionizio, fundador da Torneio de Jogos.
Bruno Pacheco, professor de Programação para Jogos no Senac e membro da equipe campeã, destacou a importância de trazer visibilidade para pessoas em situação de rua:
"Infelizmente, é muito comum passarmos pela rua e dar de cara com pessoas vivendo nessa realidade. Mas, principalmente em uma cidade agitada como São Paulo, infelizmente acabamos normalizando isso. Trazer a atenção para esse grupo é fundamental para que a sociedade perceba que não é preciso ir longe para ajudar quem precisa. Às vezes essas pessoas estão no mesmo bairro ou até na mesma rua que você passa todos os dias".
A Game Jam é parte do projeto Criar Jogos Labs, que já certificou quase 5 mil alunos em laboratórios presenciais ou EAD desde 2022. A iniciativa, patrocinada por empresas como BASF e Grupo Boticário, promove cursos de Animação 2D, Edição de Som para Jogos, e mais, para jovens a partir de 12 anos.
Para mais informações sobre o projeto Criar Jogos, acesse criarjogos.com.br e o Instagram @criar.jogos.