Comunidade de Pokémon GO arrecada alimentos para ONGs e vítimas no Rio Grande do Sul
Jogadores se unem para ajudar afetados pelas enchentes e ONGs locais
11/06/2024
Líderes de comunidades e criadores de conteúdo de Pokémon GO no Brasil se mobilizaram para arrecadar mais de 1.300 kg de alimentos e itens essenciais para doação. O objetivo principal foi ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul, após as enchentes de abril, além de apoiar diversas ONGs.
Desde o Dia Comunitário de maio, ações em 33 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e Belo Horizonte, resultaram na coleta de 700 kg de alimentos não perecíveis, além de roupas e itens de higiene e limpeza. Todos os itens foram enviados ao RS.
Rafael Rocha, líder de comunidade no Rio de Janeiro, destacou que a mobilização continuará nas próximas semanas para arrecadar mais produtos de higiene pessoal. "Queremos arrecadar mais produtos de higiene pessoal, pois notamos uma carência nesse tipo de doação. No Dia Comunitário do Bounsweet (maio), o Rio arrecadou cerca de 105 kg de alimentos, além de roupas, mas estamos engajados em continuar ajudando o RS", explicou.
Jéssica Simões, líder de comunidade em Brasília, organizou um "PIX Day" para arrecadar fundos para comprar cobertores destinados aos atingidos pelas cheias. "Também acompanhamos a mobilização em outras cidades. O Gabriel, líder de Santa Maria, que foi uma das cidades atingidas pelas enchentes, nos ajudou a selecionar o destino das doações de outras comunidades." Ela também explicou que, em Brasília, a comunidade apoia o Projeto Pobres e Pequeninos com as arrecadações feitas durante os Dias Comunitários.
Assim como em Brasília, as comunidades de Fortaleza, Recife e Manaus arrecadaram mais 670 kg de alimentos e outros itens para ONGs e instituições locais. Em Fortaleza, o Lar Amigos de Jesus recebeu 200 kg de alimentos, enquanto a comunidade de Manaus apoiou o Projeto Sopaterapia, que atua há quase 10 anos na cidade.
Além das doações presenciais, grandes nomes de Pokémon GO participaram de uma live solidária no canal Jogada Excelente para arrecadar fundos para o Rio Grande do Sul. Kaio, dono do canal, contou: "A iniciativa partiu de mim e do LeeGengar. A ideia era juntar a comunidade brasileira em uma grande ação." A transmissão de quatro horas contou com mais de 1.500 espectadores e arrecadou mais de R$ 3.000, enviados para instituições que atendem pessoas em risco.
Os líderes de comunidade, com apoio da Niantic, organizam encontros presenciais nos Dias Comunitários e outras ocasiões, promovendo atividades para unir jogadores e distribuir brindes oficiais de Pokémon GO. Treinadores novatos e veteranos de cerca de 80 comunidades em cidades como São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília se reúnem em parques comunitários para completar pesquisas, trocar Pokémon e fazer novos amigos.