Preview: Star Wars Outlaws é "mais do mesmo"?
Confira nossas primeiras impressões de Star Wars Outlaws, o mais recente jogo da icônica saga estelar
30/07/2024
O universo de Star Wars sempre foi uma fonte rica para jogos, oferecendo aventuras que vão desde combates espaciais épicos até missões de combate corpo a corpo. Foi com base nesse potencial que a Ubisoft e a Massive Entertainment desenvolveram Star Wars Outlaws, um jogo imerso no submundo da galáxia. Mas será que o jogo realmente entrega tudo o que promete?
O SBT Games foi convidado pela Ubisoft para testar uma prévia do jogo antes de seu lançamento oficial, e aqui estão as nossas primeiras impressões sobre tudo que pudemos ver e jogar durante o evento, incluindo a história do jogo, mecânicas, personalizações, otimizações e um veredito final para te ajudar a decidir se vale a pena reservar uma grana no final do mês para adquirir esse título para sua biblioteca.
O submundo da galáxia
Em Star Wars Outlaws, acompanhamos Kay Vess, uma ladra estilo Han Solo que se vê obrigada a realizar o maior assalto da Orla Exterior para reconquistar sua liberdade após ter cruzado o caminho de um poderoso chefe do crime, resultando em um preço alto por sua cabeça, tudo isso enquanto lida com sindicatos criminosos e o temido Império. Ambientado entre os eventos de "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi", o jogo combina uma narrativa interessante com jogabilidade dinâmica e mundo aberto.
Ao longo de sua jornada, Kay não está sozinha. Ela conta com a ajuda de seu fiel companheiro Nix, um merqaal, e do droid ND-5, um imponente droid de batalha da era das Guerras Clônicas. Algo interessante sobre os companheiros é que, diferente do que acontece em alguns jogos, eles são realmente úteis: Nix, por si só, possui algumas habilidades como distrair e atacar inimigos, apertar botões, passar por pequenos locais e até mesmo causar explosões nos inimigos após ser melhorado, aumentando as possibilidades de ação no combate e stealth do jogo.
Ah, e o mais importante: dá para fazer carinho no Nix!
Sobre as mecânicas de combate de Kay, não há nada muito novo. Ela possui uma função de mirar em vários inimigos ao mesmo tempo, atacar em modo stealth e mais algumas funções básicas, como rolamento para esquivar-se. Sua arma, assim como Nix, pode ser melhorada com o tempo, causando mais dano e permitindo novos tipos de ataque.
Ela também pode escalar paredes ou usar um gancho para passar de um local para o outro, o que pode ser útil em uma possível fuga.
Vale destacar que, muitas vezes, os locais de escalada não são muito bem sinalizados ou se perdem no cenário escuro. Vale a pena ficar atento ao seu redor!
Sindicatos
Além disso, Kay interage com diversos sindicatos, como o Pyke Syndicate e a Crimson Dawn, cada uma com suas próprias agendas e perigos. A mecânica de reputação do jogo faz com que as escolhas do jogador impactem suas alianças e inimigos, criando um mundo reativo onde cada decisão conta.
Uma boa reputação com os Pykes, por exemplo, facilita sua entrada em um território dominado por eles, sem que você tenha que elaborar alguma estratégia mirabolante para abrir uma porta secreta ou passar por um portão trancado sem ter a chave. Essa reputação aumenta conforme o jogador faz Missões de Sindicato.
Mas, como nem tudo são flores, fazer uma missão para um sindicato em específico pode diminuir sua reputação com os outros. É o jogador que deve decidir, a depender do momento em que está no jogo, qual sindicato vale mais a pena, ou até mesmo se prefere não se aliar a nenhum.
Personalização
Para aqueles que ainda encontrarem dificuldade na escolha do sindicato, talvez um look diferente te motive a decidir: cada um deles possui suas próprias roupas, armas e diversas outras opções de personalização exclusivas que podem ser adquiridas ao upar seu nível de reputação e com alguns créditos. Os itens podem ser encontrados em mercadores que ficam espalhados pela cidade, e podem dar alguns buffs para Kay além do visual.
Os créditos do jogo, necessários para qualquer compra, podem ser adquiridos ao vender itens encontrados pelo mapa ou em missões para o próprio mercador. Ao analisar um item, é informado se ele é seguro ou não para vender e até mesmo se possui utilidade para futuros upgrades, missões e etc. O sistema monetário do jogo é bem extenso e com certeza proporcionará horas e mais horas de grind para aqueles que curtem mudar o visual.
Exploração de planetas
O jogo também destaca a exploração de diversos planetas da franquia Star Wars, como Tatooine, Akiva e Kijimi, cada um com seu próprio ecossistema e desafios, sendo clara a mudança de estética de um para o outro. A nave de Kay, a Trailblazer, permite viagens interestelares e combate espacial, que aliás, é bem interessante. Assim como a arma, a Trailblazer pode ser melhorada conforme o jogador avança na história.
Puzzles e minigames
Em alguns momentos do jogo, é necessário concluir um minigame de hack no estilo "Termo" para conseguir informações. Definitivamente é uma forma criativa e intuitiva de inserir um obstáculo para o jogador, já que é possível refazer o jogo quantas vezes forem necessárias.
Também existe um mini puzzle para abrir portas com o grampo do cabelo de Kay, onde o jogador tem que seguir um ritmo de batidas específico. Embora esse puzzle cause um pouco de stress
quando você está fugindo e precisa abrir a porta rapidamente, foi um minigame bem pensado e diferente do que outros jogos geralmente propõem.
No mapa, também existem alguns outros minigames, mas o que mais chama atenção é o de cartas, onde o jogador aposta em um animal para uma corrida e pode ganhar créditos com isso. Sim, você pode apostar no Tigrinho em Star Wars Outlaws.
É de se impressionar como as mecânicas de acessibilidade foram bem pensadas e colocadas, sendo possível ativar um sinal visual para o minigame da fechadura rítmica e símbolos que substituem a necessidade das cores do minigame do hack.
Localização em português brasileiro
O game será totalmente localizado em nossa língua, tanto nas legendas quanto nas dublagens. Em um mundo onde empresas que estão há anos no Brasil e sequer possuem jogos com legendas em português europeu para disponibilizar, esse ato com certeza foi e será muito apreciado por nós brazucas. Brasil, sil, sil!
Veredito final:
Mesmo com somente uma prévia, é possível ver um jogo cheio de conteúdo: muitas missões secundárias para explorar, NPCs vivos que contam com várias histórias, mapa amplo, objetivos interessantes e cutscenes ótimas. O game te induz na narrativa, sendo possível se divertir mesmo sem conhecer o mundo de Star Wars, embora com certeza seja mais interessante caso você já seja um fã de carteirinha.
As mecânicas de exploração são interessantes, embora não sejam as mais inovadoras do mundo. Os gráficos podem não impressionar alguns, mas definitivamente não decepcionam. A localização do game, com dublagem e legendas em português, também é um baita ponto positivo.
Até o momento, o jogo segue sendo uma ótima adição para o universo de Star Wars, mas só o tempo nos dirá se ele realmente vale nosso precioso dinheirinho. E aí, ansioso para a versão final chegar logo?