Guerrilla Games Foca em Jogo Online de Horizon: Rumores e Preocupações sobre a Estratégia do Estúdio
Será que essa nova aposta irá prosperar ou teremos um novo Concord no horizonte?
30/09/2024
A desenvolvedora Guerrilla Games está atualmente trabalhando em um jogo online da franquia Horizon, com foco em um modelo de jogo como serviço, de acordo com o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier. Durante uma participação no podcast do canal Spawn Wave, Schreier levantou questões sobre o interesse do público nesse novo projeto e sobre a estratégia da Guerrilla e da Sony em relação aos jogos da franquia.
"A Guerrilla é um lugar interessante, porque eles estão trabalhando neste jogo online Horizon que... Não tenho certeza de quantas pessoas querem isso", disse Schreier no podcast. "Eles têm esse remaster [de Horizon Zero Dawn] e o jogo Lego [Horizon Adventures] chegando. O que acontece se nenhum deles der certo e não houver mais muito interesse em Horizon? Eles ainda vão fazer o jogo online? Tenho muitas dúvidas sobre a estratégia deles e sobre esse jogo online."
Horizon 3: Lançamento mais distante?
Jason Schreier também indicou que um possível "Horizon 3" deve demorar para ser lançado, já que a prioridade do estúdio estaria voltada à versão online da franquia. Segundo Schreier, "o plano deles... Quer dizer, Horizon Online é o próximo projeto deles, não o terceiro jogo single-player. Então, esse pode estar um pouco distante." Isso sugere que os fãs do tradicional gameplay single-player terão que esperar mais do que gostariam por uma continuação direta.
Jogos como serviço: Uma estratégia arriscada
A Sony tem investido significativamente em jogos como serviço, e a Guerrilla Games não é exceção. Schreier comentou que "a iniciativa de jogos como serviço do PlayStation não foi brincadeira. Todo mundo estava tipo... são jogos como serviço por toda parte. Horizon é um dos poucos que não foi cancelado, ou não saiu e fracassou como Concord."
Embora tenha havido acertos, como Helldivers 2, que se tornou o jogo de vendas mais rápidas da Sony neste ano, nem tudo foi bem-sucedido. O jogo de tiro Concord, por exemplo, teve um lançamento catastrófico, sendo considerado um dos maiores fracassos da história recente da indústria de games. A situação de Concord levanta preocupações sobre a sustentabilidade do modelo de jogos como serviço, que parece estar sendo adotado de forma acelerada.
Outro exemplo de projeto que não foi adiante foi a versão online de "The Last of Us", que acabou sendo cancelada após a Naughty Dog decidir priorizar o desenvolvimento de experiências single-player, que são um dos principais pontos fortes do estúdio.