Publicidade
SBT Games

Review: REDACTED é a reinvenção de The Callisto Protocol como novo jogo roguelike dungeon crawler

Após lançamento abaixo das expectativas, Striking Distance Studios transforma o universo de Callisto com um novo estilo de gameplay e visual

[REDACTED] | Reprodução/Steam
Publicidade

The Callisto Protocol foi lançado com a promessa de ser o sucessor espiritual de Dead Space, capturando a essência do horror espacial e toda sua atmosfera obscura. Embora tenha acertado em cheio com seus gráficos impressionantes e ambientação, o jogo não conseguiu atingir as expectativas em outros aspectos, como a gameplay e a campanha, ficando abaixo do que era esperado.

Talvez isso tenha motivado a Striking Distance Studios, juntamente com a KRAFTON, a alterar a fórmula e se reinventar neste novo título. Mantendo a base do universo apresentado em Callisto, o estúdio mudou drasticamente a direção e o gênero do jogo, transformando-o em um dungeon crawler roguelike cheio de estilo, intitulado [REDACTED].

[REDACTED] | Reprodução/Steam
[REDACTED] | Reprodução/Steam

A mudança de direção aproveitou alguns dos melhores elementos e conceitos de The Callisto Protocol, como a aterrorizante prisão de Ferro Negro e os infectados mutantes Biophages, inserindo-os em um novo contexto de gameplay, dinâmico e com humor ácido. Isso permitiu que [REDACTED], mesmo sendo diferente, se tornasse uma extensão natural do universo de Callisto, ao mesmo tempo em que traz inovações para o próprio mundo do jogo.

Lute, morra, se adapte e lute de novo:

Em [REDACTED], você é um agente penitenciário tentando escapar da prisão de Ferro Negro. Para isso, será necessário atravessar rotas imprevisíveis, lutando pela sobrevivência em biomas repletos de desafios, armadilhas e criaturas grotescas. Concluir essa missão não será fácil, mas [REDACTED] possui um sistema de combate bastante robusto e diversificado, com vários tipos de equipamentos, armas, habilidades e upgrades, permitindo ao jogador adaptar cada tentativa de fuga ao seu estilo de gameplay.

Por ser um roguelike, o jogo oferece diversas tarefas características do gênero, como missões de alto risco que melhoram seus equipamentos, enfrentar criaturas poderosas para obter mais recursos, os quais, por sua vez, desbloqueiam itens e habilidades permanentes, sempre visando evoluir a cada nova tentativa.

[REDACTED] | Reprodução/Steam
[REDACTED] | Reprodução/Steam

Além disso, há personagens rivais ao longo da jornada, e essa mecânica torna o jogo mais interessante, já que esses rivais fazem de tudo para tentar impedir que você chegue até a cápsula de fuga, transformando a missão em uma verdadeira corrida contra o tempo.

Outra mecânica interessante permite que o jogador encontre e lute contra seu próprio cadáver de uma tentativa anterior, e ao derrotá-lo, há uma recompensa. Todos esses elementos, aliados a um bom sistema de combate, recursos e upgrades, fazem com que [REDACTED] mantenha uma constante sensação de desafio.

É tudo questão de estilo!

Um dos fatores marcantes de [REDACTED] é seu estilo artístico "arcade-punk", que se distancia radicalmente do visual sombrio e realista de Callisto. Isso torna [REDACTED] mais próximo de títulos como Hi-Fi Rush e Hades, com cores vibrantes em seus efeitos visuais, além de gráficos estilizados que remetem a quadrinhos e graphic novels, cheios de retículas, linhas de movimento, efeitos visuais 2D de impacto e personagens caricatos e exagerados.

[REDACTED] | Reprodução/Steam
[REDACTED] | Reprodução/Steam

Tudo isso é acompanhado por uma trilha sonora de punk rock, que se encaixa perfeitamente na proposta e estilo do jogo, além de contribuir para o fator de replay.

Afinal, vale a pena?

Gostaria de agradecer à KRAFTON por ter enviado antecipadamente uma cópia de [REDACTED] para fazermos esta análise. Mesmo eu não sendo um grande fã de jogos do gênero rogue, este conseguiu prender bastante minha atenção. Foram mais de 20 horas de gameplay desafiador e divertido, com incontáveis agentes penitenciários deixados para trás até que eu conseguisse completar a primeira fuga.

[REDACTED] | Reprodução/PSN
[REDACTED] | Reprodução/PSN

Ainda assim, há muito o que fazer e descobrir no jogo, inclusive um grande teste final. Durante minha experiência, não enfrentei problemas de performance ou crashes, e o jogo se mostrou extremamente responsivo. Inclusive, é recomendado jogar com controle.

[REDACTED] representa uma correção de curso ousada, mas com excelente potencial. Ao deixar de lado o terror hiper-realista em favor de um estilo mais leve e focado na criatividade e no desafio, a Striking Distance Studios parece ter encontrado um caminho que preserva o núcleo de The Callisto Protocol, ao mesmo tempo em que expande suas possibilidades de criação para outros títulos originais no mesmo universo. O que antes era uma prisão de expectativas limitadas agora se transforma em um playground de desafios, experimentação e diversão, onde cada tentativa oferece algo novo, inesperado e empolgante.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade