Microsoft confirma Xbox portátil: Novo console de mão Está em desenvolvimento
Phil Spencer, chefe de jogos da Microsoft, revela planos para um Xbox portátil; lançamento ainda levará alguns anos, com foco em jogos locais e inovação no mercado de dispositivos portáteis
há 1 dia
O chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, confirmou que a empresa tem planos de lançar um Xbox portátil, mas ressaltou que o dispositivo ainda está a alguns anos de distância. Em uma entrevista à Bloomberg, Spencer mencionou que a "expectativa é de que faremos algo" na categoria de dispositivos portáteis para jogos, mas que um produto desse tipo só deve chegar ao mercado em alguns anos.
Atualmente, a Microsoft está trabalhando em protótipos e considerando o que poderia lançar, com a equipe desenvolvendo sua visão para um console portátil com base no que estão aprendendo ao analisar o mercado.
No curto prazo, a Microsoft focará em melhorar o aplicativo Xbox para que funcione melhor em dispositivos portáteis de jogos já existentes, acrescentou Spencer. "A longo prazo, eu amo a ideia de construirmos nossos próprios dispositivos," disse ele. "Acho que nossa equipe pode fazer algo realmente inovador, mas queremos que isso seja guiado pelo que estamos aprendendo e pelas tendências atuais."
Spencer nunca escondeu seu desejo de entrar no mercado de consoles portáteis com um hardware Xbox e praticamente confirmou essa intenção à IGN em junho, após o Xbox Games Showcase de 2024. "O futuro do nosso hardware é muito promissor," disse Spencer na época. "O trabalho que a equipe está fazendo em diferentes formatos e maneiras de jogar me deixa incrivelmente animado."
Veja também:
+ Publicidade In-Game ganha força no Brasil: Estudo revela o potencial de engajamento com gamers
"Hoje o foco foram os jogos... mas haverá um momento para falarmos mais sobre plataformas, e estamos ansiosos para trazer isso a vocês."
Quando questionado se o Xbox portátil seria uma plataforma de jogos dedicada para rodar jogos localmente (como o Steam Deck ou o Nintendo Switch) ou se seria baseado em nuvem, Spencer respondeu: "Acho que poder jogar localmente é realmente importante."